Categoria Economia  Noticia Atualizada em 29-08-2013

Aposentado aos 37, megainvestidor Jim Rogers critica economia do Brasil
Em entrevista ao G1, ele desaprova a��o do BC sobre controle cambial. Lend�rio no mercado americano, Rogers estar� no Brasil no s�bado (31).
Aposentado aos 37, megainvestidor Jim Rogers critica economia do Brasil
Foto: g1.globo.com

A recente estrat�gia do Banco Central brasileiro para tentar conter a disparada do d�lar, que inclui leil�es di�rios de venda de moedas no mercado futuro, n�o � bem vista pelo lend�rio investidor norte-americano � e um dos maiores do mundo � Jim Rogers, de 70 anos, que h� mais de quatro d�cadas, ao lado de George Soros, criou o fundo de investimento com a maior valoriza��o na hist�ria do capitalismo � 4.000% em dez anos �, e sentiu que poderia se aposentar no auge dos seus 37 anos e dar duas voltas ao mundo anos depois.

"O Banco Central n�o deve tentar controlar a moeda. Deve deixar que o mercado fa�o isso sozinho. Seria uma melhor sa�da. A economia brasileira deveria estar indo bem, mas o governo tem cometido sucessivos erros", disse Rogers em entrevista exclusiva ao G1 por telefone, de Cingapura, para onde se mudou em 2007, com o objetivo de acompanhar de perto a economia asi�tica. O investidor estar� no Brasil neste s�bado (31) para participar do 6� Congresso Internacional de Mercados Financeiro e de Capitais da BM&FBovespa, em Campos do Jord�o.

Durante a entrevista, Rogers tamb�m criticou a falta de abertura do pa�s ao capital estrangeiro, mantida pelo governo atual, que prejudica o com�rcio bilateral, principalmente com seus grandes parceiros: os asi�ticos. "A abertura ao capital deveria ser maior. O Brasil precisa de capital estrangeiro e expertise de fora, mas o governo continua cometendo erros", afirma o megainvestidor.

As cr�ticas de Rogers tamb�m s�o direcionadas � agricultura brasileira que, em sua opini�o, recebe poucos investimentos diante do poder que possui dentro da economia e da contribui��o que poderia dar se fosse tratada com "mais aten��o" pelo governo. Em 2009, em entrevista � revista "Veja", Rogers disse que a riqueza viria dos campos e que os operadores da Bolsa de Nova York teriam de procurar emprego como motoristas de t�xi.

Passados quatro anos, o investidor ainda v� a agricultura como o grande fil�o mal aproveitado pelos pa�ses, como o Brasil.

"A agricultura brasileira, especificamente, deveria estar muito melhor do que est� hoje, porque tem condi��es", afirmou. O Brasil, segundo o investidor, passa por um bom momento em rela��o �s commodities que produz, mas erra ao fechar o mercado para investidores estrangeiros e controlar o c�mbio.

Se suas avalia��es sobre a condu��o da pol�tica econ�mica n�o s�o positivas, suas perspectivas sobre a economia mundial s�o ainda piores. Rogers disse acreditar que, enquanto pa�ses como Estados Unidos e Jap�o continuarem injetando moeda nos mercados, os dados econ�micos ser�o positivos e mostrar�o uma falsa recupera��o. "O problema aparecer� quando os bancos centrais desses pa�ses pararem de imprimir dinheiro artificial, e o mundo perceber que a crise continuar� viva", disse.

Conhecido por suas gravatas-borboletas coloridas e pelos in�meros livros que escreveu, Rogers, que tem dois filhos, deu duas voltas ao mundo � uma de moto e outra de carro � tra�ando os perfis de investimento de muitos pa�ses que conheceu.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir