Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 29-08-2013

Abertura da Bienal do Livro do Rio terá debates com jovens autores
Revelações da prosa e da poesia vão promover encontros no Riocentro. Em 11 dias de evento, organização espera público de mais de 600 mil.
Abertura da Bienal do Livro do Rio terá debates com jovens autores
Foto: g1.globo.com

A 16ª Bienal do Livro do Rio, maior evento literário da cidade, vai reunir dezenas de escritores consagrados durante 11 dias, a partir desta quinta-feira (29). Na lista, nomes como Zuenir Ventura, Ferreira Gullar, Nicholas Sparks e Mia Couto. A abertura, no entanto, será reservada para as revelações. A primeira mesa de debate, "Novos tempos, novos escritores", vai reunir no Pavilhão Azul do Riocentro, na Zona Oeste da cidade, Noemi Jaffe, Vinícius Jatobá, Nuno Camarneiro e Wesley Peres. O encontro será às 17h e terá mediação de Paulo Roberto Pires.

O único estrangeiro da mesa é o português Camarneiro, cujo romance "Debaixo de algum céu" ganhou o Prêmio Leya de 2012. Também no exterior, o trabalho de Jatobá foi aclamado e ele foi reconhecido pela revista britânica Granta como um dos melhores autores com menos de 39 dias do país. Completam o debate a paulista Jaffe, do livro "O que os cegos estão sonhando" e o goiano Wesley Peres, que escreveu sobre o acidente radioativo com o Césio 137 em 1987 em sua cidade, na obra "As pequenas mortes".

Um pouco mais tarde, o tema vai da prosa para a poesia contemporânea. Três representantes vão discutir os rumos dos versos também no Pavilhão Azul, às 19h. André Vallias, Bas Bötcher e Ricardo Domeneck vão conversar com a mediação de Suzana Velasco.

Ainda no dia da estreia, os espectadores poderão curtir o espetáculo "Ziraldo - Histórias ao Vento", em diversas edições. A apresentação será às 15h15, 16h15, 17h15 e 18h15. Todas no Pavilhão Verde.

Para encerrar o dia, Rosa Maria Araújo e Leonel Kaz — responsáveis pelo Museu da Imagem e do Som, e pelo Museu do Futebol de São Paulo, respectivamente — vão falar sobre as novas interpretações do esporte e da música popular nos tempos de hoje.

A expectativa dos organizadores é de que 600 mil pessoas visitem a feira. Os portões do evento se abrem às 9h de segunda a sexta e às 10h no fim de semana. As atividades vão até as 22h de segunda a quinta e aos domingos, e até as 23h na sexta e no sábado. Os ingressos custam R$ 14 e podem ser comprados pela internet.

Novidades da Bienal

Três espaços inéditos prometem surpreender os visitantes. Ainda no clima da Copa das Confederações e abrindo caminho para a Copa do Mundo de 2014, a Bienal apresenta o Placar Literário, com curadoria do jornalista João Máximo.

Também haverá um território exclusivo para os adolescentes, o #acampamento na Bienal, onde, sob o comando do historiador e doutor em educação João Alegria (que esteve à frente da Floresta de Livros, em 2009, e da Maré de Livros, em 2011), o visitante terá a oportunidade de encontrar seu ídolo literário em bate-papos animados.

Uma enorme área de 500 metros quadrados será dedicada aos pequenos leitores. No Planeta Ziraldo, muitos personagens inesquecíveis como Menino Maluquinho e o Pererê, ganharão vida por meio da curadoria e cenografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara.

Com mais de cem encontros literários, a Bienal terá uma área de 55 mil m² no Riocentro, na Zona Oeste do Rio, ocupando três pavilhões do centro de convenções.

Veja a programação completa no site da Bienal do Livro.

Serviço:

Bienal do Livro do Rio de Janeiro

Data: de 29 de agosto a 8 de setembro de 2013

Entrada: R$ 14 (compre pela internet)

Local: Riocentro, Avenida Salvador Allende, nº 6.555, Barra da Tijuca.

Outras informações: (21) 3035-9200

Veja o mapa completo do evento.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir