Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-08-2013

Trabalhadores do transporte coletivo fazem paralisação em Florianópolis
Eles bloquearam acesso de ônibus ao Ticen na manhã desta quinta (29). Segundo Sintraturb, manifestação deve ocorrer até as 11h30.
Trabalhadores do transporte coletivo fazem paralisação em Florianópolis
Foto: g1.globo.com

Motoristas e cobradores bloquearam a entrada e a saída de ônibus do Terminal de Integração do Centro (Ticen) na manhã desta quinta-feira (29) em Florianópolis. A paralisação relâmpago começou por volta das 9h30 e deve durar até o final da manhã, segundo Dionísio Linder, do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano, Rodoviário, Turismo, Fretamento e Escolar de Passageiros da Região Metropolitana de Florianópolis (Sintraturb).

De acordo com Linder, a manifestação ocorre devido a interrupção das negociações entre o Sindicato e os proprietários das empresas de transporte coletivo. A categoria reivindica a diminuição do tempo de descanso dos trabalhadores no Ticen, atualmente de uma hora. "A gente é obrigado a ficar durante esse período no terminal, onde não há sala apropriada nem banheiro exclusivo para os trabalhadores do transporte coletivo", disse.

Em nota, o Sintraturb informou que, desde o último sábado (24), "os patrões estão fazendo um jogo de contrainformação para espalhar mentiras para a população e para a categoria". A última paralisação dos trabalhadores do transporte público ocorreu na manhã de sexta (23), quando ônibus da empresa Transol deixaram de circular por cerca de uma hora.

No dia 7 de agosto, funcionários da empresa Canasvieiras também pararam as atividades por algumas horas. Já no dia 26 de julho, houve bloqueio à saída de ônibus das garagens das empresas Estrela e Insular.

Entenda o caso

Nos dias 10 e 11 de junho, motoristas e cobradores do transporte coletivo paralisaram as atividades em Florianópolis. Porém, o estado de greve da categoria continuou. Reuniões entre representantes dos sindicatos, empresas, Prefeitura e do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT/SC) foram realizadas até a decisão pelo fim da paralisação.

Na época, o desembargador Gilmar Cavalieri, do TRT/SC, informou que os representantes das das empresas e dos trabalhadores entraram em acordo quanto à questão financeira, mas ainda havia divergências.

No dia 4 de julho, a categoria paralisou novamente as atividades por cerca de duas horas.

A decisão foi tomada após audiência no Tribunal. De acordo com um membro do Sintraturb, o motivo foi a falta de acordo sobre o reajuste no salário e benefícios da categoria.

No dia 8 de julho, o TRT/SC estabeleceu que motoristas e cobradores tivessem reajuste salarial de 7,16%. A greve foi julgada abusiva e ilegal pelos representantes do TRT catarinense, mas os empresários afirmaram que iriam providenciar o pagamento dos dias parados.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir