Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-08-2013

Inspetores da ONU visitam hospital militar em Damasco
Inspetores da Organiza��o das Na��es Unidas (ONU) visitaram nesta sexta-feira um hospital militar em uma �rea de Damasco controlada pelo governo para encontrar soldados afetados por um aparente ataque qu�mico, disse uma testemunha da Reuters.
Inspetores da ONU visitam hospital militar em Damasco
Foto: diariodigital.sapo.pt

Os inspetores passaram a semana visitando �reas controladas pelos rebeldes nos arredores de Damasco, depois de relatos de um ataque com g�s venenoso na semana passada que a oposi��o acusa o presidente Bashar al-Assad de ter realizado. O governo s�rio acusa os rebeldes de dispararem armas qu�micas contra civis e soldados.

Testemunhas disseram que a equipe de inspetores reuniu-se no aeroporto militar de Mezze com soldados que, segundo a m�dia do governo, foram expostos a g�s venenoso em Jobar, um sub�rbio de Damasco, no s�bado.

Uma testemunha da Reuters disse que os inspetores da ONU n�o estavam usando coletes � prova de bala, indicando que n�o iriam atravessar para o territ�rio controlado pelos rebeldes ap�s a visita � base militar.

A imprensa oficial disse que alguns soldados inalaram fuma�a depois de encontrar agentes qu�micos em um t�nel que tinha sido usado por insurgentes.

A ag�ncia de not�cias estatal Sana disse que os soldados "sofreram casos de asfixia". Imagens da TV estatal n�o pareciam mostrar evid�ncias de armas qu�micas. Foram exibidos cinco tambores azuis e verdes de pl�stico, normalmente utilizados para o transporte de �leo, alinhados na parede de uma sala, e v�rias granadas e morteiros enferrujados.

(Reportagem de Oliver Holmes)

Fonte: br.reuters.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir