Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 30-08-2013

Comer frutas e evitar sucos industrializados ajuda a prevenir diabetes
Comer frutas frescas como amoras, uvas e ma��s ajuda a reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, a mais comum, enquanto que beber sucos de fruta industrializados pode aument�-lo, segundo estudo publicado nesta sexta-feira.
Comer frutas e evitar sucos industrializados ajuda a prevenir diabetes
Foto: midiacon.com.br

O consumo de frutas � recomendado para prevenir v�rias doen�as cr�nicas, incluindo a diabetes tipo 2, ainda que os resultados de estudos epidemiol�gicos sobre esta doen�a tenham sido, at� agora, contradit�rios.

A diabetes � uma enfermidade que se caracteriza por n�veis elevados de a��car no sangue. Existem dois tipos: a diabetes tipo 1, que afeta com frequ�ncia jovens (cerca de 10% dos casos), e a 2, que em geral aparece na velhice.

Pesquisadores dos Estados Unidos, Gr�-Bretanha e Singapura compilaram os dados de tr�s estudos americanos realizados com um total de 187.383 pessoas (151.209 mulheres e 16.173 homens).

Estes especialistas estudaram o consumo de frutas e de suco de frutas com a ajuda de question�rios que os participantes responderam a cada quatro anos durante um longo per�odo, de 19 a 24 anos.

Mais de 12.000 pessoas (6,5% de todos os participantes) desenvolveram diabetes tipo 2 durante o estudo.

Ap�s considerar muitos outros crit�rios (idade, atividade f�sica, ingest�o total de energia, etc.) os pesquisadores encontraram uma rela��o entre o consumo de certas frutas e um menor risco de desenvolver diabetes.

As amoras s�o as principais respons�veis por este resultado, seguidas pelas uvas, ma��s, peras, bananas e toranjas, nesta ordem.

As pessoas que consomem estas frutas ao menos duas vezes por semana reduzem o risco de diabetes em 23% em compara��o com aqueles que consomem menos de uma vez ao m�s, segundo o estudo publicado na revista British Medical Journal.

O consumo de mel�o e morango, no entanto, pode aumentar ligeiramente o risco de diabetes.

Este risco aumenta em 21% nas pessoas que costumam consumir sucos de fruta industrializados (mais de um copo por dia), em compara��o com aqueles que bebem menos de uma vez por semana.

As polpas de fruta, segundo os pesquisadores, t�m em geral um alto n�vel glic�mico (�ndice de classifica��o de alimentos em fun��o de seu efeito sobre os n�veis de glicose no sangue) e menos nutrientes ben�ficos que as frutas frescas.

Diferentemente de outros estudos realizados no passado, os investigadores deste estudo n�o encontraram nenhuma rela��o entre o consumo de frutas frescas com alto �ndice glic�mico (como no caso das uvas e das bananas) e um maior risco de desenvolver diabetes.

Sem deixar de reconhecer alguns limites na realiza��o de seu estudo (dificuldade para avaliar o consumo de certas frutas, e os entrevistados em sua maioria eram profissionais da sa�de de origem europeia), os pesquisadores acreditam que seu trabalho refor�a as atuais recomenda��es sobre o consumo de frutas frescas para prevenir diabetes.

Fonte: saude.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir