Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-08-2013

Governo federal anuncia menos dois médicos estrangeiros para MT
Número corrigido do Programa "Mais Médicos" é de 13 profissionais para MT. Segundo Ministério, dois profissionais anunciados não foram homologados.
Governo federal anuncia menos dois médicos estrangeiros para MT
Foto: www.diariodolitoral.com.br

Os profissionais designados pela primeira rodada do programa "Mais Médicos" para atuar em Mato Grosso deverão chegar ao estado até o dia 16 de setembro, segundo o governo federal, mas em número menor do que o anunciado oficialmente no último dia 14. Nesta semana, o Ministério da Saúde informou que o total de profissionais baixou de 15 para 13 devido a problemas no processo ou à falta de homologação por parte de dois trabalhadores com diplomas estrangeiros inscritos no programa.

Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, os dois médicos estrangeiros que deixaram de integrar o contingente para Mato Grosso estavam designados, até o último dia 14, para atuar no Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) de Barra do Garças (município a 516 km de Cuiabá) e na rede pública de saúde de Alto Boa Vista, cidade a 1.064 km da capital.

Agora, a primeira rodada do programa federal deverá se limitar a quatro médicos estrangeiros destinados ao estado: dois com atuação recente na Espanha, um com atuação na Venezuela e outro no México.

Em outras capitais do país, segundo o Ministério, os profissionais estrangeiros estão passando por um período de capacitação no idioma e nos fundamentos do Sistema Único de Saúde (SUS). Depois eles serão enviados aos postos de trabalho no interior do país.

Esses quatro se juntarão aos outros nove médicos, os quais detêm graduação brasileira. O grupo deve se dividir entre o Dsei de Cuiabá e nos serviços de saúde da própria capital e das cidades de Cáceres, Comodoro, Gaúcha do Norte, Várzea Grande (na região metropolitana de Cuiabá) e Santo Antônio do Leverger.

A região Centro-Oeste foi a última em número de profissionais recebidos do governo federal, tendo sido contemplada com 36 nesta primeira rodada do programa "Mais Médicos". A maior cobertura foi proporcionada ao Nordeste (261 profissionais).

O Ministério da Saúde esclareceu que a segunda rodada do programa já está valendo e que novas homologações de trabalhadores poderão ser feitas, inclusive daqueles que por algum problema com documentação acabaram tendo sua participação cancelada.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir