Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-08-2013

Mons. Pietro Parolin, futuro "primeiro-ministro" do Papa e diplomata aguerrido
O italiano Pietro Parolin, nomeado neste s�bado secret�rio de Estado da Santa S�, aos 58 anos, assumir� suas fun��es em 15 de outubro. Ele � um homem da diplomacia vaticana, poliglota e particularmente jovem para este posto.
Mons. Pietro Parolin, futuro
Foto: www.dn.pt

Diplomata de carreira, ao contr�rio de seu antecessor, cardeal Tarcisio Bertone, o monsenhor Pietro Parolin � origin�rio de Veneza, no nordeste da It�lia.

Nascido em 17 de janeiro de 1955, no povoado de Schiavon, Parolin � filho do dono de um bazar e de uma professora de jardim de inf�ncia. Aos 10 anos, ele perdeu seu pai, v�tima de um acidente. Quatro anos depois, em 1969, ele entrou para o semin�rio no momento em que a Igreja estava em plena tempestade causada pelo Conc�lio Vaticano II.

Ordenado padre em abril de 1980, Pietro Parolin passou dois anos na par�quia antes de ser enviado para a Universidade Pontif�cia Gregoriana de Roma para Estudos de Direito Can�nico.

Em 1983, ele entrou para a Academia Pontif�cia Eclesi�stica, encarregada de formar o corpo diplom�tico da Santa S�. Ele entrou para o servi�o diplom�tico do Vaticano no dia 1� de julho de 1986 e atuou, sucessivamente, na Nig�ria (de 1986 a 1989) e no M�xico at� 1992, antes de reintegrar � primeira se��o do Secretariado de Estado, encarregado das rela��es com os Estados. Depois, ele se tornou respons�vel pelas rela��es com Espanha, Andorra, It�lia e Rep�blica de S�o Marino.

Jo�o Paulo II o nomeou para o posto de subsecret�rio para as rela��es com os Estados em novembro de 2002. Como "n�mero tr�s" da diplomacia vaticana, ele trabalhou em todas as quest�es sens�veis, incluindo as rela��es entre a Santa S� e Israel, Vietn� e China.

"� vontade com a imprensa, ele � particularmente apreciado pelos corpos diplom�ticos acreditados na Santa S�", lembra a ag�ncia especializada no Vaticano I.MEDIA. Ainda hoje, v�rios diplomatas elogiam suas "qualidades de homem e de padre". "� um homem atencioso, sempre � disposi��o, inteligente e sem presun��o", disse � I.MEDIA um diplomata estrangeiro que trabalhou com ele.

Depois de pouco menos de sete anos � servi�o dos secret�rios de Estado Angelo Sodano e Tarcisio Bertone, Bento XVI o nomeou n�ncio apost�lico na Venezuela, em agosto de 2009. Muitos consideram que o cardeal Bertone foi o respons�vel por Parolin ter sido enviado para longe do centro de decis�es.

Pietro Parolin foi ordenado bispo pelo pont�fice no dia 12 de setembro daquele ano. Em Caracas, seu mandato foi marcado principalmente por tens�es entre o episcopado venezuelano e Hugo Chavez.

O monsenhor Parolin � jovem para o posto de secret�rio de Estado, o mais alto da C�ria romana, que far� dele uma esp�cie de "primeiro-ministro" do Papa. Desde 1930 e da nomea��o, aos 53 anos, do cardeal Eugenio Pacelli, futuro papa Pio XII, nenhum dos sete outros secret�rios de Estado nomeados depois foi escolhido t�o jovem.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir