Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-08-2013

Líder ligado à Al Qaeda convoca egípcios a combaterem exército
Um dos principais líderes associados à Al Qaeda exortou hoje os egípcios a pegarem em armas contra o exército do país, afirmando que a forte repressão sobre os manifestantes islâmicos mostrou que métodos pacíficos "são inúteis".
Líder ligado à Al Qaeda convoca egípcios a combaterem exército

O porta-voz do País Islâmico do Iraque e do Levante (ISIL), Abu Mohammed al-Adnani, falou através de uma gravação em árabe publicada hoje na Internet.

«Não há nada mais certo na religião de Deus (islão) do que aqueles que falam da infidelidade, de repudiar o islão e do abandono da religião e clamam pela necessidade de lutar contra esses Exércitos, principalmente o exército egípcio», disse.

«O exército egípcio é parte de uma mera cópia desses exércitos que estão a procurar, num esforço mortal, evitar que as leis de Deus sejam adoptadas e estão a esforçar-se para consagrar os princípios do secularismo e das leis feitas pelo homem», disse.

O Egipto vive uma grande crise política que, actualmente, envolve protestos quase diários de simpatizantes do presidente Mohamed Morsi, membro da Irmandade Muçulmana, contra o golpe de Estado militar que o depôs, a 5 de Julho.

Na mensagem, Adnani atacou a Irmandade e o partido salafista al-Nour, afirmando que eles foram cooptados para a não violência e para o que designou de abordagem secular fútil, para o poder através das eleições e da democracia, que segundo ele deixaram os membros da Irmandade Muçulmana presos, mortos ou foragidos.

A Irmandade Muçulmana de Morsi renunciou à violência há décadas e nega qualquer ligação com militantes, inclusivamente aqueles que já mataram dezenas de soldados egípcios no Sinai.

A crescente insegurança no Sinai preocupa os EUA porque fica perto de Israel e da faixa de Gaza, governada pelo Hamas, bem como do Canal de Suez.

Fonte: diariodigital.sapo.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir