Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-08-2013

Jornal aponta riscos de ataque militar americano na Síria
E se os Estados Unidos decidirem lançar uma ação militar contra a Síria, o que pode acontecer?
Jornal aponta riscos de ataque militar americano na Síria
Foto: www.diariodolitoral.com.br

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, defendeu na sexta-feira uma ação militar limitada dos EUA contra a Síria pelo suposto uso de armas químicas, afirmando que o regime do presidente Bashar al-Assad não pode ficar impune por um "crime contra a humanidade". O jornal USA Today listou cinco possíveis cenários diante da ação militar, relatando os riscos associados ao ataque.

1) Falha
O ataque falha e não consegue impedir Bashar al-Assad, a quem o jornal chama de ditador, de continuar sua "matança de civis" para interromper a rebelião que já dura mais de dois anos. Uma falha dessas colocaria muita responsabilidade sobre o presidente Barack Obama e resultaria em pressão sobre os Estados Unidos para aumentar ainda mais o uso da força, uma vez que a barreira que impede o uso das armas militares americanas teria sido cruzada.

2) Retaliação da Síria
A Síria lança um ataque sobre a vizinha Israel para tentar reagir: uma resposta que ameaçaria a parte do Oriente Médio aliada aos Estados Unidos que se opõe a Assad, mas não quer apoiar Israel - países como Jordânia, Arábia Saudita, Turquia e os Emirados Árabes Unidos.

3) Irã vem à tona
O Irã tem ameaçado com frequência sobre o uso de suas embarcações navais para limitar o acesso ao Estreito de Ormuz, uma região no Golfo Pérsico próxima à costa iraniana por onde 20% do petróleo do mundo passa. O movimento forçaria a Marinha americana a responder com outros possíveis ataques militares. O Irã, uma teocracia xiita muçulmana, poderia estimular grandes populações xiitas em países árabes aliados para se revoltar contra seus líderes.

4) Ataque terrorista
Grupos terroristas no Oriente Médio, como Hamas e Hezbollah, lançam ataques contra alvos americanos na região, bem como a aliados dos Estados Unidos. Esses alvos poderiam incluir bases como o porto da V Frota da Marinha americana no Bahrein.

5) Rússia vence
A Rússia, que sob o comando de Vladimir Putin aumentou a repressão interna enquanto tenta fazer crescer sua influência internacional, se tornaria uma peça importante no Oriente Médio ao ajudar a Síria a resistir ao ataque americano. Isso fortaleceria o eixo antiamericano de Irã e Síria e levar a uma maior desestabilização da região com importantes valores econômicos e estratégicos para as nações ocidentais.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir