Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-08-2013

Inspetores da ONU deixam Síria após 4 dias de investigações
Objetivo é saber se houve mesmo ataques químicos no país. Relatório final vai demorar alguns dias para ficar pronto.
Inspetores da ONU deixam Síria após 4 dias de investigações
Foto: www.folhadosertao.com.br

Os inspetores da ONU deixaram a Síria neste sábado (31), após quatro dias recolhendo material para confirmar se houve mesmo ataques químicos no país. O relatório final com o resultado dessa investigação vai demorar alguns dias para ficar pronto.
Os representantes da ONU saíram da Síria de carro até o Líbano e de lá voltaram à base na Holanda, onde serão analisadas as amostras de sangue e outras possíveis provas do uso de armas químicas.
Em Washington, a saída dos inspetores é vista como sinal verde para iniciar o ataque planejado pelos Estados Unidos para punir o regime sírio. A ordem do presidente Barack Obama é esperada para qualquer momento. Ele não tem dúvidas de que a Síria usou armas químicas contra civis.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, desafiou Obama a apresentar na ONU as provas de que o governo sírio fez um ataque químico.
Em Israel, o clima é de grande apreensão com a possibilidade de um ataque ao país vizinho. Das Colinas de Golã, no norte de Israel, dá para ver a Síria, que fica a apenas três quilômetros de distância.

O exército israelense convocou mil reservistas, reforçou os sistemas de defesa, instalou radares e mísses para interceptar possíveis ataques do país vizinho.

Apesar do estado de alerta, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pediu calma e garantiu que se houver uma ofensiva o exército vai responder com força. Em Jerusalém, muita gente tem ido aos centros de distribuição de máscaras anti-gás. O estoque acaba rapidamente e é preciso esperar horas nas filas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir