Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 02-09-2013

PSICANÁLISE E UNIVERSIDADE
A valorização da Psicanálise no meio acadêmico tem crescido a olhos vistos. Inúmeras universidades abriram as portas para o processo de investigação do inconsciente.
PSICANÁLISE E UNIVERSIDADE

"Os efeitos fecundadores do pensamento psicanalítico sobre essas outras disciplinas certamente contribuiriam muito para moldar uma ligação mais estreita, no sentido de uma universitas literarum, entre a ciência médica e os ramos do saber que se encontram dentro da esfera da filosofia e das artes", Freud.

A valorização da Psicanálise no meio acadêmico tem crescido a olhos vistos. Inúmeras universidades abriram as portas para o processo de investigação do inconsciente. Na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, em outubro, será realizado o I Seminário de Psicanálise promovido pelo Núcleo de Estudos da Associação dos Psicanalistas do Estado do Espírito Santo (APEES) que pretende debater, em duas mesas, o inconsciente coletivo e o mercado de trabalho.

Enquanto isso, nas universidades, a Faculdade de Ciências da Unesp realizou o II Fórum de Psicanálise e Cinema da Unesp-Bauru, no mês de agosto. Na apresentação destacou-se que o arquivo de notícias "campo do inconsciente", chamado por Freud de "Outra Cena" e o cinema, cujo domínio é o da cena, nos levam a pensar sobre o desejo, o imaginário, o simbólico, o corpo e os processos de subjetivação, a cultura e o seu mal-estar.

A Federação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi) realiza, entre os dias 25 e 28 de setembro, o 24º Congresso Brasileiro de Psicanálise, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Com o tema "Ser contemporâneo: medo e paixão". O congresso tem entre seus objetivos discutir a psicanálise nos moldes atuais e a sua relação com a filosofia.

A programação inclui cursos, mesas-redondas e discussões de casos clínicos, que prometem suscitar o debate sobre assuntos relacionados à violência, tabus da sociedade contemporânea, o medo de se relacionar, isolamento, desamparo, luto, sexualidade, entre outros.
As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de setembro no site do evento http://febrapsi.org.br/congresso/

Além dos seminários, fóruns e congressos, o Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro está com inscrições abertas para Mestrado em Psicanálise, com área de concentração em pesquisa e clínica em Psicanálise. O curso estrutura-se em torno de duas linhas de pesquisa:
a) teoria, método e ética da psicanálise aplicada às questões da clínica;
b) problemas teórico-metodológicos e conexões da psicanálise.

As inscrições estarão abertas até o dia 16 de setembro. O valor da taxa de seleção é de R$ 100,00 (cem reais). Outras informações no site do Centro de Produção da Uerj (www.cepuerj.uerj.br)

Este ano a Universidade Veiga de Almeida (UVA), a partir da articulação teórica e prática da Psicanálise com diferentes áreas do saber como a Antropologia, Filosofia, Artes, Ciências Sociais, Ciências da Saúde, Comunicação e o Direito, incluíram o programa de Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade autorizado pela Capes.

É a partir dos "quatro discursos" formulados por Lacan que se começou a discutir a transmissão da psicanálise por meio do ensino. Essa transmissão é de um desejo de saber marcado pela falta, que é o modo de saber que concerne à psicanálise.


Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir