Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-09-2013

Documentos revelam que Dilma foi alvo de espionagem americana
No documento, de junho de 2012, Dilma e o presidente do M�xico s�o alvos. M�todo de espionagem permite obter dados n�o dispon�veis de outra forma.
Documentos revelam que Dilma foi alvo de espionagem americana
Foto: www.tribunahoje.com

Documentos ultrassecretos dos Estados Unidos revelaram que at� a presidente Dilma Rousseff foi alvo da rede de bisbilhotagem americana.

A den�ncia feita neste domingo (01) pelo Fant�stico mostrou como a Ag�ncia de Seguran�a Nacional dos Estados Unidos conseguiu monitorar as comunica��es no centro do poder brasileiro, em Bras�lia.

O jornalista Glenn Greenwald foi quem primeiro recebeu os documentos das m�os do ex-t�cnico da CIA Edward Snowden.

A apresenta��o secreta se chama: "Filtragem inteligente de dados: estudo de caso M�xico e Brasil", e mostra um programa de espionagem que possibilita encontrar, sempre que quiser, um agulha no palheiro.

O palheiro, no caso, � o volume imenso de informa��es a que a espionagem americana tem acesso todos os dias, espionando as redes de telefonia, internet, servidores de e-mail e redes sociais. A agulha, � quem eles escolherem.

No documento, de junho de 2012, s�o dois alvos: o presidente do M�xico, Enrique Pe�a Nietox, ent�o candidato l�der nas pesquisas para a presid�ncia, e a presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

Funciona assim: selecionado o alvo, s�o monitorados os n�meros de telefone, os e-mails e o IP, a identifica��o do computador. O mesmo para os interlocutores escolhidos, no caso, assessores. O que eles chamam de um pulo, � toda a comunica��o entre o alvo e os assessores. Um pulo e meio, quando os assessores conversam entre eles. Dois pulos, quando eles conversam com outras pessoas.

Para espionar o ent�o candidato mexicano Pe�a Nieto, o S2C, o Servi�o de Seguran�a Internacional da NSA para Am�rica Latina, fez uma a��o intensiva: usou v�rios programas de espionagem para monitorar inclusive as mensagens de texto por telefone.

Duas mensagens interceptadas s�o usadas como exemplo. Em uma delas, o ainda candidato � presid�ncia do M�xico, conta quem seriam alguns de seus ministros, que s� tomariam posse seis meses depois da elei��o.

Na sequ�ncia, vem a explica��o de como foi feita a espionagem da presidente Dilma. "Goal" � o objetivo da opera��o: "Melhorar a compreens�o dos m�todos de comunica��o e dos interlocutores da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e seus principais assessores".

O que eles chamam de "sementes" s�o os endere�os eletr�nicos e n�meros de telefones monitorados. Um dos programas usados pela NSA � chamado de "DNI Selectors", que segundo outro documento vazado por Snowden, captura tudo o que o usu�rio faz na internet, incluindo o conte�do de e-mails e sites visitados.

Um gr�fico mostra toda a rede de comunica��es da presidente com seus assessores. Cada bolinha representa uma pessoa, mas a imagem ampliada mostra que legendas ou nomes de quem teve a comunica��o interceptada foram apagados para a apresenta��o.

No documento n�o h� exemplos de mensagens ou liga��es entre a presidente Dilma e seus ministros, como aconteceu quando o agora presidente do M�xico foi mencionado.

Mas na �ltima p�gina o documento diz que o m�todo de espionagem usado � "uma filtragem simples e eficiente que permite obter dados que n�o s�o dispon�veis de outra forma. E que pode ser repetido". Se pode ser repetido, tudo indica que foi levado a cabo.

E mais: conclui, dizendo que a uni�o de dois setores da NSA teve sucesso contra alvos de alto escal�o: Brasil e M�xico. Alvos importantes, que sabem do perigo de espionagem e protegem sua comunica��o. Novamente, se houve sucesso � porque foram exemplos reais.

N�o est� claro se a intercepta��o das liga��es da presidente Dilma foi feita apenas com acesso �s redes de comunica��o, ou se houve participa��o de espi�es em territ�rio brasileiro.

No m�s passado a revista �poca publicou com exclusiva de um documento comprovando que a espionagem americana � tamb�m comercial. Trata-se de uma carta escrita pelo atual embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, em 2009, quando ainda era subsecret�rio de estado. Ele agradece � NSA pelas informa��es repassadas � diplomacia americana antes da quinta c�pula das Am�ricas, um encontro entre os chefes de estado do continente para discutir assuntos comerciais e diplom�ticos da regi�o.

Outro documento obtido com exclusividade pelo Fant�stico diz que uma divis�o inteira da NSA � dedicada � pol�tica internacional e atividades comerciais, com um setor encarregado de pa�ses da Europa ocidental, al�m do Jap�o, M�xico e Brasil.

Um terceiro documento ultrassecreto enumera os desafios geopol�ticos dos Estados Unidos para os anos de 2014 a 2019.

O surgimento do Brasil e da Turquia no cen�rio global � classificado como risco para a estabilidade regional. E o Brasil aparece de novo, junto com outros pa�ses, como uma d�vida no cen�rio diplom�tico americano: nosso pa�s seria amigo, inimigo ou problema? Tamb�m s�o citados Egito, �ndia, Ir�, Turquia, M�xico, al�m de outros pa�ses.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir