Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-09-2013

Faltas marcam o primeiro dia do programa Mais Médicos
Dos 15 médicos indicados para trabalhar no Distrito Federal, quatro faltaram. Ministério da Saúde só terá balanço nacional de desistências após 12/09.
Faltas marcam o primeiro dia do programa Mais Médicos
Foto: midiacon.com.br

No primeiro dia do programa Mais Médicos, poucos pacientes foram atendidos. A maioria dos profissionais começa a trabalhar a partir desta terça-feira (03), mas teve muita falta.
Quem não se apresentou às secretarias estaduais de saúde terá que justificar a falta. O médico que não se justificar pode ser excluído do programa.

Em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, não teve consulta no primeiro dia de trabalho dos médicos. Eles ficaram na área administrativa. Só vão começar a atender pacientes nesta terça-feira (03). Crislaine não vê a hora de levar a filha caçula, de dois meses, para fazer a primeira consulta.

"É sempre assim. Sempre essa demora. Você chega aqui e ainda não tem especialista para te atender", diz Crislaine Souza, dona de casa.

Na capital do Amazonas, Manaus, 30 médicos já se apresentaram. Outros dez foram para o interior do estado. Dos 15 médicos indicados pelo Ministério da Saúde para trabalhar no Distrito Federal, quatro não apareceram nesta segunda-feira (02). A Secretaria de Saúde informou que eles poderão ser excluídos do programa.

De acordo com o Ministério da Saúde, os 1.096 médicos brasileiros selecionados na primeira fase do programa têm até a semana que vem para começar a trabalhar em 454 municípios.

Já os 682 estrangeiros ou brasileiros formados no exterior ainda estão em treinamento e só devem começar a atender no dia 18 de setembro.

Um posto de saúde, em Formosa, no interior de Goiás, estava sem médico há seis meses. Por isso, o primeiro dia de trabalho da doutora Fabíola foi concorrido. Ela fez 25 atendimentos. Ouviu queixas, pediu exames, deu orientações. "O primeiro dia foi produtivo, atendi de tudo, hipertensão, diabetes, gestantes, tudo, então foi legal, espero que continue assim", declara Fabíola Silveira, médica.

A maioria dos 79 médicos escolhidos para o estado de Goiás já está atendendo. Com problemas cardíacos, a aposentada Alaides Ferreira precisa fazer consultas regulares e agora está mais tranquila.

"É outra coisa. A gente tem mais segurança, aqui é um bairro distante, tendo um médico ali você sabe que se alguma, né, ainda mais pessoa de idade, né, se sentir alguma coisa, tem aonde recorrer", diz Alaides Ferreira, aposentada.

O Ministério da Saúde informou que somente após o dia 12 de setembro terá um balanço nacional dos casos de desistência. Os municípios têm até essa data para confirmar o início do trabalho dos médicos.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal atualizou as informações. Dos 15 médicos selecionados pelo programa Mais Médicos, seis não compareceram.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir