Categoria Policia  Noticia Atualizada em 03-09-2013

Médico que responde a 15 processos é selecionado para atuar em Goiás
Carlos Mansilla é suspeito de causar lesões em pacientes no Amazonas. Secretário de Saúde diz que ele não vai assumir cargo em Águas Lindas.
Médico que responde a 15 processos é selecionado para atuar em Goiás
Foto: g1.globo.com

O médico Carlos Jorge Cury Mansilla, que responde a 15 processos por complicações pós-cirúrgicas, é um dos selecionados pelo programa Mais Médicos, do governo federal, para atuar em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Ele se apresentou na segunda-feira (2) para assumir o cargo. No entanto, após saber do histórico do profissional, o secretário de saúde da cidade, Willem Madison, disse que vai rever a contratação. "Ele não atendeu e nem vai atender aqui", afirmou ao G1. A posse estava prevista para quarta-feira (4).

Carlos Mansilla, que também é ex-deputado federal, é apontado como falso cirurgião plástico pela Polícia Civil do Amazonas. Das 15 denúncias realizadas oficialmente contra o médico, ele foi indiciado em seis por lesão corporal gravíssima. Mansilla ainda pode ser acusado em outras nove, dependendo do resultado de laudos do Instituto Médico Legal (IML), que ainda não foram entregues à polícia.

O G1 tentou contato com o advogado de Masilla, Cristian Naranjo, mas ele não atendeu às ligações até a publicação desta reportagem.

Nesta terça-feira (3), ao falar sobre o programa em Brasília, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que a pasta consultou o Conselho Federal de Medicina para confirmar as suspeitas em relação a Mansilla. O ministério também vai notificar o município de Águas Lindas para que o médico fique impedido de trabalhar até que a avaliação da pasta seja concluída. "Confirmando essa situação, certamente o excluiremos do programa", disse o ministro.

O secretário de saúde de Águas Lindas de Goiás afirmou que "o município não está interessado neste profissional". Madison explicou que está tomando as providências necessárias para evitar que o médico tome posse. "Vou comunicar ao Ministério da Saúde que ele [Mansilla] não é de nosso interesse. Vamos fazer o protocolo e entrar em contato por telefone", informou.

Mansilla é um dos quatro selecionados do programa para atender em Águas Lindas. Segundo o secretário de saúde, apenas três se apresentaram na segunda-feira. "De quatro, vieram três. Agora, já não podemos contar com mais um. Restam dois profissionais para ajudar na cidade", pontuou.

O secretário afirmou ainda que a situação o "entristece". "A gente fica triste porque sabe que o município é muito sofrido. Vamos olhar para frente e dar a volta por cima em mais este problema".

Willem Madison ressalta que vê com bons olhos o programa Mais Médicos. No entanto, "o serviço tem que ser de qualidade", ponderou.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir