Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 05-09-2013

PREÇO!
“E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14:27)
PREÇO!

Tomar a sua própria cruz pode ser interpretado de várias formas, eu mesmo já ouvi dezenas de pregações sobre isso. Mas temos de reconhecer que o ensino fundamental e central deste versículo não é sobre a polêmica do que é a cruz. O centro da mensagem está no fato de que o discípulo, para ser discípulo realmente, deve pagar o preço do discipulado.

Cruz naquele momento fazia sentido somente no contexto deles, pois Jesus ainda não havia sido crucificado. Portanto, era como se ele dissesse "sigam o meu caminho" ou ainda "paguem o meu preço". Não podemos comparar a crucificação de Jesus com mais nada neste mundo, nem antes nem depois – foi um evento único em todos os sentidos. Mas a moral é a mesma, se ele pagou o preço que deveria, paguemos o nosso para ser discípulos Dele. São duas condições apresentadas: tomar a cruz e seguir.

O apóstolo Paulo disse em Gálatas 2:20 que estava crucificado com Cristo, e que isso implicava em viver para Ele. Ser discípulo de Cristo é muito mais do que frequentar uma igreja ou cumprir alguns procedimentos, por válido que seja tudo isso. Ser discípulo é pagar o preço da caminhada sabendo onde vai acabar.

Seguir a Jesus vai implicar na mesma pegada. Talvez alguns tomem sua cruz de fato, mas somente no sentido de sofrimento e sacrifício, nem tanto para segui-lo.

No meu modo de entender, ainda que venham sofrimentos, eles viriam de qualquer forma, portanto isso não pode ser desculpa. Eu sigo a Jesus de todo meu coração, com todas as minhas decisões, meus gostos, minhas escolhas, minhas reações. Crucifico minhas paixões, meus desejos, minhas vontades – e faço o que Ele manda.

Ele não mandou nenhum de nós ser crucificado, mas mandou tomar a cruz e segui-lo. Deduza onde isso vai acabar.

"Senhor, eu quero ser um discípulo leal e valoroso, portanto quero aprender a andar com a cruz no ombro e Te seguindo. Seguindo nos momentos bons e ruins, entregando minha vontade a Ti."

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Elio Gonçalves    |      Imprimir