Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-09-2013

AFP nega censura de foto de Hollande
Ag�ncia noticiosa francesa lamenta mal-entendido que provocou ter retirado uma foto do Presidente franc�s.
AFP nega censura de foto de Hollande
Foto: wp.clicrbs.com.br

Na foto, Hollande aparece com um ar um pouco � n�o haver� muitas outras maneiras de dizer � apatetado. Est� a sorrir, os olhos meio esbugalhados, a testa franzida. Em cima, uma frase escrita num quadro de escola sobre a rentr�e. A AFP decidiu tirar a foto de circula��o, e o que conseguiu foi chamar ainda mais a aten��o para ela.

Ap�s a especula��o ter crescido nos media sociais, com alguns a evocarem mesmo um pedido do Eliseu para a n�o publica��o da imagem, outros a falarem mesmo de "censura", a ag�ncia resolveu explicar o que se passou, no seu blogue, num texto assinado pelo diretor de informa��o da ag�ncia, Philippe Massonnet.

Este garante que n�o foi o caso. Embora questione a decis�o de retirar a foto posteriormente � nem que seja por ter conseguido exatamente o efeito de a tornar uma das mais partilhadas do dia.

A ag�ncia explica que na sua pol�tica est� o n�o publicar imagens que ridicularizem as pessoas. Ao aperceber-se de que esta imagem tinha sido difundida ao mesmo tempo que outras � incluindo uma semelhante que foi mesmo escolhida como foto do dia, mas em que o sorriso de Hollande n�o � acompanhado pela express�o mais forte dos olhos e da testa � um respons�vel do departamento de fotografia decidiu retir�-la. Muitas vezes, os fot�grafos da AFP apanham dirigentes mundiais em poses pouco abonat�rias, "prestes a p�r o dedo no nariz", por exemplo, e essas imagens n�o s�o divulgadas. E nesta situa��o, o fot�grafo era de "pool", ou seja, estava a tirar fotografias n�o s� para a AFP como para outras ag�ncias, tendo assim uma "responsabilidade particular": � suposto "dar uma vis�o do conjunto do evento".

"� preciso evitar �ngulos demasiado ins�litos ou demasiado redutores, suscept�veis de fazer sair a imagem do seu contexto ou de distorcer o seu sentido", sublinha Massonnet.

A retirada da imagem, garantiu o diretor de informa��o, "obedeceu a considera��es puramente editorais": "Foi tomada em toda a independ�ncia. N�o fomos objecto de qualquer press�o. Nunca a presid�ncia francesa nos exigiu que tom�ssemos esta medida."

Mas reconheceu o erro: "Ao querer �matar� esta foto ap�s alguns minutos de exist�ncia, duplicamos a sua esperan�a de vida e abrimos a porta a uma pol�mica sobre um suposto intervencionismo do Eliseu. A credibilidade da ag�ncia ficou em causa". Tudo por causa de uma imagem "banal e muito longe de ser escandalosa, que teria sem d�vida passado despercebida (a AFP publica em m�dia 2500 fotos por dia)".

Fonte: www.publico.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir