Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-09-2013

Começa cúpula do G20 em São Petersburgo marcada pelo conflito sírio
Os líderes do G20 começaram nesta quinta-feira em São Petersburgo a cúpula anual do grupo, que será focada no crescimento econômico e no emprego mas também pelos planos dos Estados Unidos de lançar um ataque contra a Síria.
Começa cúpula do G20 em São Petersburgo marcada pelo conflito sírio
Foto: www.dn.pt

A reunião começou com um ato oficial no qual Vladimir Putin, presidente da Rússia e anfitrião da cúpula, recebeu os líderes do G20 no Palácio de Constantino.

Após a cerimônia inaugural, os líderes manterão uma primeira reunião para falar do "crescimento econômico e economia global", e mais tarde participarão de um jantar onde debaterão o "crescimento e desenvolvimento para todos", segundo o programa oficial divulgado.

A crise da Síria, no entanto, que não figura na agenda oficial, atrelou-se de tal forma na cúpula que o Kremlin não descartou que a questão possa ser objeto de um debate formal.

"Por enquanto não se prevê uma reunião especial (sobre a Síria), mas tudo dependerá dos líderes", disse Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que chegou à cidade procedente da Suécia, tentará obter apoio internacional para lançar um ataque "limitado" contra a Síria.

Obama se mostrou "seguro" em Estocolmo de que o líder sírio, Bashar al Assad, é responsável pelo recente ataque com armas químicas contra a população civil nos arredores de Damasco.

Por outro lado, o Kremlin se mostrou categoricamente contra uma ação militar contra a Síria sem o beneplácito do Conselho de Segurança da ONU e sem provas claras do envolvimento do regime sírio no ataque químico.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir