Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-09-2013

Uruguai analisa importar cubanos após perder médicos para Brasil
Ministra uruguaia da Saúde, Susana Muñiz, criticou na semana passada os médicos de seu país.
Uruguai analisa importar cubanos após perder médicos para Brasil
Foto: veja.abril.com.br

O presidente uruguaio, José Mujica, disse nesta quinta-feira (5) que a possível partida de médicos para o Brasil com base no programa federal Mais Médicos abrirá a porta à contratação de profissionais cubanos para o Uruguai.

— A liberdade dos médicos lhes concedo abertamente e se querem trabalhar (no Brasil) não há problema, mas abriram a porta para que eu traga os cubanos. Falei com a presidenta (Dilma), com o Brasil há excelente relação", comentou Mujica sobre a possível saída em massa de médicos uruguaios. Não estou dizendo que vou trazer médicos cubanos, mas se os nossos forem, não vão abrir a porta para os cubanos?!

A ministra uruguaia da Saúde, Susana Muñiz, criticou na semana passada os médicos que estão indo trabalhar no Brasil "por 1.000 dólares a mais" por mês.

Para atrair mais médicos diante do caos no sistema de saúde, o governo da presidente Dilma Rousseff está pagando 10 mil reais por mês ao profissionais que aderirem ao programa Mais Médicos.

Mujica reafirmou a necessidade do Uruguai ter mais médicos, "especialmente nas pequenas cidades, onde ninguém quer ir, e tenho certeza de que se os nossos partirem, os médicos cubanos virão para atender o povo".

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir