Categoria Música  Noticia Atualizada em 06-09-2013

Caetano Veloso cobre rosto como Black Bloc em visita ao Mídia Ninja
Ele esteve na sede do coletivo de jornalismo na noite desta quinta no Rio. Segundo o grupo, conversa teve como tema "manifestações, redes e ruas".
Caetano Veloso cobre rosto como Black Bloc em visita ao Mídia Ninja
Foto: g1.globo.com

Caetano Veloso visitou a sede do coletivo de jornalismo Mídia Ninja no Rio na noite desta quinta-feira (5). Durante o encontro, ele cobriu o rosto com uma camiseta preta, a exemplo de integrantes do Black Bloc. A informação foi publicada no perfil do Facebook do próprio Mídia Ninja, cuja sigla significa Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação.

"Caetano Veloso está agora na sede do NINJA no RJ conversando com nossa equipe sobre manifestações, redes e ruas! Uma honra recebê-lo!", diz o primeiro post. O Mídia Ninja ficou conhecido nacionalmente por fotografar, filmar e transmitir pela internet, em tempo real, as manifestações ocorridas nas ruas do país nos últimos meses.

É na mensagem seguinte que Caetano aparece "encapuzado". Na legenda, está uma declaração atribuída ao músico: "É uma violência simbólica proibir o uso de mascaras. Dia 07 de setembro todos deveriam ir as ruas mascarados!".

No texto mais recente de seu blog oficial – em que reproduz sua coluna deste domingo (dia 1º) no jornal "O Globo" –, o cantor já havia abordado o tema. "É um momento muito embolado no cenário brasileiro. O 7 de Setembro vem com uma ameaça de risco de criação de instabilidade séria", escreveu. "Imagino como será em Brasília. Não que a decisão de não cassar o mandato de Donadon ajude. Mesmo assim, devemos manter a ideia de sair às ruas pela paz.."

Presos no Rio

Na manhã desta quarta-feira (4), policiais civis realizaram uma operação para localizar pessoas envolvidas em atos de vandalismo durante protestos no Rio. Segundo a polícia, três administradores da página Black Bloc foram presos e dois menores, apreendidos. Serão indiciados por formação de quadrilha armada e incitação da violência, crimes inafiançáveis. Um deles também responderá também por pedofilia.

O Black Bloc é estratégia de manifestação que se autodenomina anarquista e, nas redes sociais, prega a desobediência civil. Os símbolos, como o uso do capuz, parecem ter origem em grupos antiglobalização atuantes na Europa desde os anos 1980.

Sua existência chamou a atenção da mídia pela primeira vez em 1999, quando protestos contra uma conferência da Organização Mundial do Comércio (OMC) destruíram fachadas de diversas lojas em Seattle, nos Estados Unidos.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir