Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 09-09-2013

Adversidades... Freud explica!
�A ignor�ncia do bem � a causa do mal�, Dem�crito.
Adversidades... Freud explica!

A psican�lise � t�o imensa quanto o iceberg do inconsciente! N�o � e nunca ser� igual � psicologia ou � psiquiatria porque s�o coisas distintas. O c�mulo da ironia est� nas pessoas que estudam as t�cnicas anal�ticas por anos, as praticam, e depois cospem no prato que comem. O �nico problema da psican�lise � que ela soluciona problemas!

Conforme Elisabeth Roudinesco, a mais famosa historiadora da psican�lise na Fran�a, com dezenas de livros publicados em 30 pa�ses, entre eles uma biografia de Lacan (de 1993) e dois volumes da "Hist�ria da psican�lise na Fran�a", h� que se defender a psican�lise dos advers�rios "externos" e alguns "internos" que levam os mestres ao p� da letra, como se a psican�lise fosse "uma seita".

Muitos, como j� disse em outras oportunidades, querem os holofotes �s custas da psican�lise, mas, como j� disse, levar em considera��o algumas cr�ticas sobre a psican�lise � o mesmo que entrar numa briga de crian�as por um pirulito. Neste caso � melhor parar a briga e dividir o doce, Melanie Klein explica. A fase oral vai passar, assim como a forma��o do car�ter de quem persiste macular a �nica via secular de investiga��o do inconsciente.

Em entrevista concedida ao jornal O Globo, em 2011, Elisabeth diz que h� um conflito terr�vel entre a psican�lise e outras terapias minorit�rias, como a comportamental, que tem uma concep��o do ser humano radicalmente oposta, tem alcan�ado as trincheiras fora do campo terap�utico. "Consideram que o sujeito humano se reduz a seu comportamento. Para eles, n�o h� alma nem psiquismo. N�o h� diferen�a entre um animal e um homem. H� um terceiro campo: o da neuroci�ncia. E outro problema: a psiquiatria se tornou muito qu�mica".

J� estamos vivenciando o que ela disse h� dois anos. Come�amos a observar que os medicamentos psicotr�picos t�m um efeito devastador no c�rebro quando tomados por muitos anos.

Alguns psicoterapeutas - ou quase isso - tentam, superficialmente, denegrir a psican�lise, em v�o. Falar do que desconhece �, no m�nimo, desespero. O engra�ado � que se n�o entendem a teoria freudiana (que � muito mais f�cil de ler do que Lacan) insistem em desqualificar o que n�o compreendem. S�o raz�es universit�rias que a pr�pria raz�o desconhece. Quando compreenderem o que � a psican�lise, que a estudaram, e que ela � a base para a grande maioria das terapias psicol�gicas modernas talvez n�o ser� t�o dif�cil ler Lacan quanto ler Spinoza ou Hegel (b�nus filos�fico para pesquisa - n�o espalhem).

Quanto �s considera��es sobre o exerc�cio da psican�lise entendo que a uni�o dos psicanalistas em prol de uma discuss�o sobre o tema seja v�lida, por�m, minha opini�o � que a psican�lise n�o pode ser submetida a nenhum controle de Estado, pela pr�pria ess�ncia e �tica que a constitui...

Prefiro a defini��o do presidente do Conselho Brasileiro de Psican�lise (CBP), Jos� Gomes da Silva Neto, quando ele ressalta que o exerc�cio da Psican�lise se assemelha a de um sacerdote. O que posso adiantar, por enquanto, � que o psicanalista � mais do que um funcion�rio da psican�lise, mais que um assalariado da cena das neuroses, mais que um membro de uma corpora��o inserido numa ordem social, por isso n�o creio na regulamenta��o profissional que alguns colegas insistentemente tentam emplacar.

Entendo que seria como tentar objetivar o que � subjetivo. Pluralizar o singular. A can��o Epit�fio traduz, na frase, o que quero dizer neste artigo: "cada um sabe a alegria e a dor que traz no cora��o".

Somos investigadores do inconsciente. E para a efic�cia da investiga��o � necess�ria uma situa��o fundamental, a liberdade!

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir