Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 09-09-2013

Meia hora para ser turista
�Curiosidade: instinto que leva alguns a olhar pelo buraco da fechadura, e outros a descobrir a Am�rica�, E�a de Queiroz.
Meia hora para ser turista

Um dia que prometia ficar no preto e branco, zero a zero. O s�bado n�o era de sol, muito menos daria para alugar um caminh�o e levar a galera para comer feij�o. Mas, uma luz insistente desde sexta-feira trouxe Luiz Carlos Cardoso, Paulinha Garruth e Roberta Lopes com c�mera e a��o. P� na estrada e fomos "o quatrilho" para o 2� Festival de TV e Cinema Independente de Muqui.

Entre uma mesa de di�logos e outra tiramos fotos, passeamos como se estiv�ssemos em outro continente. Meio dia em Muqui! Entre os trilhos encontramos uma figura nativa que nos parou como turistas... Nem parece que a cidade fica cerca de trinta minutos do meu "imenso" Cachoeiro.

Seu Tutu, um senhor simp�tico, contou que a cidade tem tr�s ruas. Ri, com ar de quem j� sabia, pois atravesso o min�sculo munic�pio toda semana em dire��o a Mimoso do Sul, onde trabalho como terapeuta, mas n�o disse nada at� ele contar uma curiosidade: "tr�s ruas, sendo que duas com tr�s nomes e uma com quatro".

Seria uma forma de aumentar, mesmo que numa megalomania demogr�fica, o pequeno local hist�rico? Pensei. Nada disso, o costume multiplicador de vias era, de fato, simples capricho de quem possui mais de 200 constru��es tombadas.

Pronto, esqueci que estava a poucos minutos da minha casa e me comportei, por meia hora, como um verdadeiro turista. Queria ouvir a hist�ria e escutei... Dois nomes chegaram aos meus ouvidos como um tel�o cinematogr�fico: a Rua do Xixi e a dos Covardes!

- A Rua Luiz Carlos Monteiro, tamb�m conhecida como Rua da Feirinha � vulgarmente denominada a Rua do Xixi, porque os homens v�o l� e a usam como banheiro p�blico. � dif�cil passar mulher por ali!

Carpinejar que me perdoe, mas os homens de Muqui n�o mijam, fazem xixi. Mijar � para turistas que enfrentam filas intermin�veis nos banheiros dos bares e restaurantes. Fazer xixi � tradi��o hist�rica.

Em cidade pequena tem dessas coisas... Geralmente todo mundo sabe da vida de todo mundo. Por isso apelidaram a Avenida Nossa Senhora das Gra�as, que faz o contorno da cidade, de Avenida das Palmeiras, dos Velhacos e, para o terror dos credores, de Rua dos Covardes. Quem deve na pra�a d� a volta (com trocadilho, por favor).

Antes do fim, nos despedimos, o pessoal foi fazer um lanche e voltamos ao Teatro, onde aconteciam as apresenta��es... O dia passou e nem vimos. Est�vamos mesmo em outro lugar, longe, muito longe de qualquer vizinhan�a, mesmo a estrada sendo curta!

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir