Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-09-2013

Prestes a fazer 80 anos, Serguei ganha campanha em busca de ajuda
"Na cabe�a tenho 20 anos. Mas fisicamente tenho limita��es", diz o cantor, que se recupera de interna��o gra�as a um cuidador e a ajuda de amigos.
Prestes a fazer 80 anos, Serguei ganha campanha em busca de ajuda
Foto: ego.globo.com

Lenda viva do rock brasileiro, Serguei quer comemorar seus 80 anos, quem diria, cantando um hit da moderna m�sica chilena. "Gracias a la vida", de Violeta Parra, que j� foi interpretada por Mercedes Sosa, Joan Baez e Elis Regina. Esta � uma das can��es preferidas do cantor, que tenta sobreviver � idade avan�ada e aos poucos recursos mantendo a mente jovem e o esp�rito livre.

"Agora me sinto mais forte. N�o me deixei vencer pelas doen�as", diz ele, que levou um susto em abril ao ser internado com desidrata��o, anemia e artrose. "Na cabe�a estou com 20 anos. Mas fisicamente tenho limita��es. Tenho medo de fazer muitas loucuras no palco agora".

N�o que ele tenha deixado o palco de lado. Depois da interna��o, Serguei fez algumas apresenta��es, a primeira delas, sentado em uma cadeira, em Bras�lia. "Quase chorei, as pessoas gritavam meu nome, beijavam minha m�o. Tamb�m fiz um show maravilhoso em Porto Velho, foram cinco horas de viagem. Uma �ndia com dois filhos indiozinhos quis tirar uma foto comigo".

"Parentes n�o querem saber dele"

As viagens, bem como o dia a dia de Serguei, v�m sendo acompanhados de perto pelo cuidador Marcos Roberto, que faz as vezes tanto de enfermeiro como de caseiro. � ele quem lembra o cantor de tomar os v�rios rem�dios di�rios � s�o cinco -, e que cuida do Templo do Rock, casa em Saquarema onde Serguei vive h� 32 anos.

Segundo Marcos, a situa��o do cantor n�o � t�o confort�vel financeiramente, tanto que foi criada, na internet, uma comunidade de apoio chamada "SOS Serguei � A melhor idade do rock".

"Serguei tem parentes importantes que nem querem saber dele. Uma vez, entrei em contato com um deles, que se prop�s a ajudar com rem�dios, e depois sumiu. Ele s� tem uma prima que se preocupa e telefona sempre", diz.

Marcos conta que Serguei sobrevive gra�as a uma aposentadoria dada pela prefeitura de Saquarema e aos shows que faz pelo Brasil, sozinho ou com a banda Pandemonium. Alguns artistas tamb�m se mobilizaram. "O Tom Cavalcante (humorista e apresentador) foi um dos que mais ajudou. Conseguiu medicamentos, uma cadeira para banho e um andador. Mas ainda falta muita coisa, a casa aqui � grande e precisa de cuidados constantes", diz Marcos, que neste momento se surpreende ao ganhar de Serguei um caf� na bandeja. "Ele tem uma energia impressionante. Sempre fui f� e hoje somos como pai e filho", diz o cuidador.

"O Marcos me lembra at� de escovar os dentes", brinca Serguei. Al�m dos rem�dios para artrose, ansiedade e das vitaminas, o roqueiro diz que anda sem mem�ria. "A vida � muito longa. Preciso de um rem�dio para lembrar das coisas".

Cantor n�o foi convidado para quinta edi��o
Mas, ao ser perguntado de suas duas participa��es no Rock in Rio, em 1991 e em 2001, Serguei parece se lembrar nitidamente do que aconteceu durante os shows. No Rock in Rio II, foi ele quem abriu o festival.

"Vi os port�es do Maracan� sendo abertos e o p�blico correndo em dire��o ao palco. Cantei "Help" dos Beatles", conta ele, para logo depois citar sua diva-mor e eterna amante - plat�nica ou real � ningu�m nunca saber�. "Pedi para todo mundo sentar para fazer um tributo a Janis Joplin. Dei um salto do palco e, com ajuda de seguran�as, subi na cerca, onde cantei �Summertime�. Tinha colocado uma rosa dentro da cueca. De repente coloquei a m�o dentro da cal�a e todo mundo achou que eu ia ficar sem roupa, mas tirei a rosa, lambi as p�talas e dei para um garot�o lindo da plateia".

Dez anos depois, no Rock in Rio III, Serguei fez uma participa��o durante o show de Sylvinho Blau Blau. "Entrei no palco vestido de urso cor de rosa. Ele foi arrancando minha fantasia, fiquei s� com a cabe�a do urso. No final ele gritou: "Serguei! Uma lenda viva do rock and roll!". O p�blico foi abaixo. Cantei �Satisfaction� s� de sunga. Todo mundo queria pegar minhas roupas".

Na �ltima edi��o do festival, em 2011, Serguei n�o se apresentou em nenhum palco, mas fez quest�o de dar uma palinha no camarote. "Vim aqui para me divertir", disse, na �poca, depois de cantar "With a little help from my friends", dos Beatles, e "Born to be wild", do Steppenwolf.

�s v�speras da quinta edi��o do festival, ele diz que at� agora n�o recebeu nenhum convite oficial para participar do RiR. "Quando desfilei esse ano pela Mocidade, encontrei o Medina (Roberto Medina, criador do festival). Ele disse que eu estava magn�fico, mas ficou por isso mesmo".

Festa de 80 anos em Saquarema

O que est� certo na vida de Serguei � uma festa que a prefeitura de Saquarema vai fazer para comemorar seus 80 anos, no pr�ximo dia 8 de novembro. E uma homenagem em Niter�i promovida pelos motociclistas da cidade, em 28 de setembro.

Enquanto as homenagens n�o v�m, Serguei continua recebendo f�s em seu Templo do Rock. S�o mais de 30 mil pessoas registradas no livro de visitas, que atrav�s de p�steres, fotos, recortes de jornais e revistas, tiveram acesso ao seu passado de loucuras.

"S�o quase 50 anos desde que escandalizei o Brasil com minha maquiagem, meu cabelo, meus movimentos de perna e cintura, nos anos 60. Eu fazia gingas, jogava camisa no j�ri nos programas de TV. Depois vieram os Secos e Molhados e minha m�e disse: "Olha, filho, est�o fazendo tudo o que voc� fazia". Mas eu adoro o Ney Matogrosso, � um cantor fenomenal".

Falando no ex-vocalista dos Secos e Molhados, Marcos lembra de uma hist�ria contada pelo pr�prio Serguei: "O Ney Matogrosso dizia para ele economizar a voz. Mas ele nunca atendeu. Fala sem parar, 24 horas por dia (risos)".

Fonte: ego.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir