Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-09-2013

Casa Branca diz ao Brasil que reportagens "distorceram atividades"
Segundo ag�ncia, governo disse que quest�es leg�timas foram levantadas. Den�ncias mostraram que Dilma Rousseff e assessores foram espionados.
Casa Branca diz ao Brasil que reportagens
Foto: www.abola.pt

A Casa Branca disse nesta quarta-feira (11) que est� empenhada em trabalhar com o Brasil para responder �s preocupa��es sobre atividades da ag�ncia de intelig�ncia americana, informou a ag�ncia de not�cias Reuters. Ainda segundo a ag�ncia, a assessora-chefe de Seguran�a Nacional da Casa Branca, Susan Rice, se reuniu com o ministro de Rela��es Exteriores brasileiro, Luiz Alberto Figueiredo, e disse que algumas reportagens publicadas recentemente "distorceram nossas atividades", mas que quest�es leg�timas foram levantadas.

Figueiredo viajou para os Estados Unidos para, entre outros compromissos, se encontrar com Rice. De acordo com o Itamaraty, o tema da reuni�o foram as den�ncias, divulgadas pelo Fant�stico, de que a presidente Dilma Rousseff, assessores pr�ximos e a Petrobras foram alvo das a��es de espionagem dos EUA.

No dia 6 de setembro, ap�s encontro com o presidente dos EUA, Barack Obama, na R�ssia, Dilma disse que ele se comprometeu a dar explica��es sobre as den�ncias de espionagem dos EUA at� esta quarta e que assumiu responsabilidade "direta e pessoal" sobre as investiga��es das a��es de espionagem.

"Eu quero saber o que h�. Se tem ou n�o tem, eu quero saber. Tem ou n�o tem? Al�m do que foi publicado pela imprensa, eu quero saber tudo que h� em rela��o ao Brasil. Tudo. A palavra tudo � muito sint�tica. Ela abrange tudo. Tudinho. Em ingl�s, everything", disse Dilma, em entrevista � imprensa na sexta (6), ap�s reunir-se com Obama.

Dilma afirmou ter dito a Obama que a quest�o n�o era de "desculpas", mas de uma solu��o r�pida. A presidente tamb�m disse que a viagem dela para Washington, programada para outubro, vai depender das "condi��es pol�ticas" que Obama criar.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir