Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-09-2013

Ataque de insurgentes a consulado dos EUA no Afeganistão deixa 3 mortos
Ao menos 3 pessoas foram mortas quando insurgentes atacaram o consulado dos EUA na principal cidade do oeste do Afeganistão, detonando um caminhão-bomba no portão principal e travando uma troca de tiros com as forças de segurança, disseram autoridades.
Ataque de insurgentes a consulado dos EUA no Afeganistão deixa 3 mortos
Foto: AFP

O ataque em Herat, reivindicado pelo Taliban, mais uma vez ressaltou a preocupante situação de segurança no Afeganistão, no momento em que o país se prepara para substituir integralmente as tropas de combate estrangeiras após 12 anos de guerra.

Embora as circunstâncias do ataque não estivessem claras inicialmente, um porta-voz da embaixada dos EUA na capital afegã, Cabul, disse que todos os funcionários norte-americanos no consulado em Herat estavam seguros.

Ele descreveu o incidente como um ataque "complexo", que incluiu um carro-bomba. Um comunicado do Departamento de Estado dos EUA disse mais tarde que o ataque havia terminado.

O chefe da polícia de Herat, general Rahmatullah Safi, disse que um policial e um tradutor foram mortos e dois funcionários afegãos do consulado ficaram feridos.

Abdul Raoof Ahmadi, porta-voz do principal hospital de Herat, disse depois que três pessoas, incluindo dois policiais e um guarda, haviam sido mortos e que 17 pessoas ficaram feridos.

O Taliban reivindicou rapidamente a autoria do ataque em Herat.

"Nosso objetivo para este ataque é mostrar aos norte-americanos que eles não estão seguros em nenhum lugar neste país", disse o porta-voz do Taliban, Qari Yusuf Ahmadi, em comunicado enviado a repórteres.

Fonte: br.reuters.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir