Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-09-2013

Coreia do Norte reinicia operação do seu reactor nuclear de Yongbyon
Vapor de água foi avistado em imagens de satélite a sair da central nuclear. O reator foi reiniciado.
Coreia do Norte reinicia operação do seu reactor nuclear de Yongbyon
Foto: diariodigital.sapo.pt

A cor e o volume do vapor indicam que o reator esteve ou está próximo de entrar em operação, revelou ontem o instituto Estados Unidos-Coreia da Escola de Estudos Internacionais avançados da Universidade John Hopkins.

Pyongyang pretendia reiniciar a produção no complexo nuclear de Yongbyon em Abril, entre uma tensão regional crescente com a vizinha Coreia do Sul. A Coreia do Norte reiterou que não abandonará o seu poder nuclear dissuasório até que os Estados Unidos ponham fim à sua "política hostil".

O reator em questão pode produzir plutônio, que a Coreia do Norte já usou anteriormente para fabricar armas nucleares.

Analistas internacionais admitem que a Coreia do Norte já possui dez armas nucleares, fabricadas em 2007 com o plutônio do reator de Yongbyon, antes desta unidade ser encerrada.

O relatório publicado ontem foi elaborado pelo Instituto Estados Unidos-Coreia da Universidade John Hopkins. A instituição usou imagens de satélite, captadas a 13 de Agosto, para acompanhar os desenvolvimentos na Coreia do Norte.

"A coloração branca e o volume do vapor que está a ser libertado para a atmosfera mostram que o sistema de produção eléctrica vai entrar em serviço, pelo que o reator está em vias ou já está em funcionamento", afirma o instituto. O relatório adianta que o reator "pode produzir seis quilos de plutônio anualmente, que pode ser utilizado para aumentar lentamente as reservas de armas nucleares". Por seu lado, o Instituto para a Ciência e a Segurança Internacional, outra centro de estudos norte-americano, diz ter chegado a uma conclusão semelhante após observar o vapor.

O reator de cinco megawatts pode produzir varetas de combustível de plutônio, que os especialistas dizem que Pyongyang já utilizou nos seus testes nuclear de 2006 e 2009. O terceiro e último ensaio nuclear da Coreia do Norte foi feito em Fevereiro, mas no exterior desconhece-se se foi usado urânio ou plutônio. Funcionários do governo americano sob anonimato, citados pela Reuters, afirmam que os técnicos norte-coreanos puseram o reator de Yongbyon a funcionar para forçar os EUA e a Coreia do Sul a negociarem mais concessões ao regime comunista.

Washington reafirma que a Coreia do Norte deve cumprir o acordo assinado em 2005 de ajuda a troco de desarmamento e desmantelamento do programa nuclear.

Fonte: www.ionline.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir