Categoria Policia  Noticia Atualizada em 13-09-2013

Administradores da página Black Bloc na web são soltos no Rio
Trio foi preso na quinta (5) e responde por formação de quadrilha. Eles conseguiram habeas-corpus na quinta-feira (12).
Administradores da página Black Bloc na web são soltos no Rio
Foto: g1.globo.com

Os três administradores da página Black Block em uma rede social, que foram presos no Rio na quinta-feira (5), foram soltos nesta sexta-feira (13), informou a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). Eles haviam conseguido um habeas corpus, conforme foi antecipado ao G1 pelo advogado Felipe Coelho, membro do Instituto de Defensores de Direitos Humanos (DDH), responsável pelo caso, na quinta-feira (12). O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) também confirmou a informação. A decisão foi acatada pela 27ª Vara Criminal, onde corre o processo. O DDH alegou que o trio não representa risco à sociedade.

Daniel Guimarães, Jahn Gonçalves e Henrique Vianna respondem por formação de quadrilha armada e incitação à violência. Numa das casas, chegaram a ser encontrados artefatos de ação perfurante, conhecidos como "jacaré". A acusação de formação de quadrilha armada permitiu a prisão dos jovens sem que fosse possível o pagamento de fiança para libertá-los. No entanto, como as armas não foram utilizadas em nenhum crime, o pedido de habeas corpus foi aceito.

"A gente acredita que a acusação de quadrilha armada foi só para que eles fossem presos, mas não foi difícil soltá-los. Seria uma quadrilha se eles tivessem o objeto para praticar crimes e se juntassem para criticar crimes. Eles não se reuniam para incitar ninguém a cometer crime. Já teve manifestante sendo preso sozinho por formação de quadrilha. Depois, a polícia alegou que os outros (supostos membros da quadrilha) teriam fugido", disse o advogado.

Segundo Coelho, o trio responderá em liberdade. "Eles são meros administradores (das páginas em redes sociais). Não são black blocs. Sequer estavam em todas as manifestações seguindo os black blocs". No Centro da cidade, no início da noite desta quinta-feira (12), alheios ao habeas corpus, manifestantes realizavam ato pela liberdade do trio.

Manifestante à espera de liberdade

Único ativista preso no Dia da Independência (7), Wallace Vieira dos Santos, de 26 anos, também está prestes a ser solto do Complexo Penitenciário de Gericinó. Ele foi preso, segundo a polícia, por portar bomba e sinalizadores. Parentes de Wallace negam as acusações.

"Estamos bastante otimistas e acho que, amanhã (13), conseguimos a liberdade dele também.

Já pedimos a soltura, mas o juiz ainda não apreciou", resumiu Coelho, cujo grupo também está defendendo o manifestante.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir