Categoria Música  Noticia Atualizada em 14-09-2013

Público dá show no primeiro dia do Rock in Rio
Emoção e alegria foram dois dos sentimentos vivenciados pelo público presente na Cidade do Rock, localizada na zona oeste do Rio de Janeiro, na primeira noite do Rock in Rio.
Público dá show no primeiro dia do Rock in Rio
Foto: www.jb.com.br

A abertura dos portões, com uma calorosa recepção ao público, foi apenas o início de um dia que ainda prometia muitas surpresas aos fãs deste que é um dos maiores festivais de música do mundo.

Com um show pirotécnico sincronizado com uma orquestra afinada, pouco antes da homenagem "Cazuza: O Poeta está Vivo", a organização do festival apresentou a nova abertura do Rock in Rio, na qual o público é o grande destaque. Em seguida, grandes artistas da música brasileira prestaram sua homenagem ao cantor Cazuza, morto em 1990, vítima de Aids. Ney Mato grosso, Bebel Gilberto, Rogério Flausino, Maria Gadú e Paulo Miklos comandaram um delicioso espetáculo que fez o público delirar, cantar junto e matar a saudade.

Na sequência, Living Colour e Angélique KidJo fizeram a última apresentação do Palco Sunset deste primeiro dia. Sucesso nos anos 80 e 90, os músicos do Living Colour apresentaram as músicas do álbum Vivid, que comemora os 25 anos do grupo. Em sua entrada, a africana Angélique empolgou o público ao cantar um hit bem conhecido dos brasileiros, Mama África.

Presença tarimbada nas edições nacionais e internacionais do Rock in Rio, Ivete Sangalo arrastou a multidão com um repertório que mesclou seus tempos de Banda Eva e sua carreira solo. A baiana também apresentou o single "Dançando", do disco de trabalho Real Fantasia. O momento em que a diva brasileira cantou sua versão para a música Love of My Life, do Queen - relembrando um dos momentos mais marcantes de toda a história do festival, quando Freddie Mercury, hipnotizou a plateia com a mesma canção - foi considerado por muitas pessoas o ponto alto da apresentação. A cantora se emocionou com os gritos da galera, que a nomeava, em coro, como a melhor cantora do Brasil.

A estudante de Direito Vitória Araujo, de 18 anos, veio de Madureira, Zona Norte do Rio de Janeiro, especialmente para o show da Beyoncé. Ela era uma das pessoas que disputavam a concorrida primeira fila do Palco Mundo, garantindo ali um enorme sorriso de realização. "Já decorei todo o setlist do show e sei que ela vai tocar a minha música preferida, End of Time", disse, animada, enquanto ainda curtia o show de Ivete Sangalo. "Estou aqui há dez horas, mas feliz. O show da Ivete está sendo um super aquecimento, afinal de contas, ela é a Beyoncé brasileira. A energia é incrível!", complementou a jovem, que chegou às 8h da manhã do dia 13 na Cidade do Rock para garantir o melhor lugar. Já Silvana Spindola, de 53 anos, disse que não perde um show de Ivete. "Vim com meu marido e um casal de amigos. Adoramos a homenagem ao Cazuza. E se vale deixar um pedido à organização, para a próxima edição eu gostaria de ver novamente a Shakira, que arrasou em 2011", defende.

O Rock in Rio é um evento para toda a família, a niteroiense Bianca Geni, de 15 anos, afirma que não existe companhia mais animada do que a de Maria Geni. A "super-mãe" marca presença no Rock in Rio desde 1991 e até hoje lembra do memorável show do A-ha, que aconteceu na segunda edição do evento. "Estava ansiosa para curtir com a minha filha os shows da Ivete Sangalo, Beyoncé e David Gueta".

Não foi preciso esperar muito. Às 22h10 o aclamado francês comandou as carrapetas diretamente do Palco Mundo. Foi a primeira vez que um DJ se apresentou no espaço. Bernardo Viana, de 20 anos, veio pela primeira vez ao Rock in Rio especialmente para assistir ao Guetta e ficou emocionado ao ver - e ouvir - música eletrônica neste palco. "Adoro a Eletrônica e nas próximas edições também quero ver outros artistas do gênero no Mundo", disse animado.

E quem pensa que só a garotada curte a música eletrônica, está muito enganado. Para Regina Célia, seus 47 anos não são impeditivos para aproveitar esse ritmo frenético. Fiel ao evento, a advogada vem desde a primeira edição do Rock in Rio, e afirma que desde 2011 festival ganhou muito em qualidade. O motivo é apenas um: "Desde 2011, o final da minha noite é aqui na Eletrônica. É ótimo ver o evento terminar maior pique", relatou.

Encerrando o espetáculo em grande estilo, a americana Beyoncé levou o público da Cidade do Rock ao delírio, chegando a se apresentar em meio a plateia e dançando nada menos do que MC Federado e os Lelekes num estilo funkeira. Em um show com muitas mudanças de figurino e as já famosas coreografias, a artista embalou os fãs, que cantaram em conjunto grandes sucessos como If I Were a Boy, Baby Boy, All The Single Ladies e Helo.

Números do primeiro dia de Rock in Rio começam a ser fechados

• Até as 21h, 75 mil pessoas já haviam entrado na Cidade do Rock;

• 600 atendimentos médicos - por motivos de desidratação e queda de pressão arterial - foram registrados nos sete postos;

• Até às 18h, a Guarda Municipal multou 43 veículos e rebocou outros dois por estacionamento indevido;

• No mesmo período foram apreendidas 91 camisetas falsificadas.

Sobre o Rock in Rio

O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo, contando com 12 edições realizadas no Brasil (1985, 1991, 2001 e 2011), Portugal (2004, 2006, 2008, 2010 e 2012) e Espanha (2008, 2010 e 2012). O festival reuniu 6.511.300 de espectadores, que aplaudiram ao vivo, 968 artistas que passaram pelo evento. Foram mais de 980 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores, em 200 países pela TV e pela internet.

O Rock in Rio também coleciona recordes nas redes sociais, tendo atualmente mais de 9 milhões de seguidores em todo o mundo - o maior na categoria de festivais de música.

Utilizando a música como linguagem universal, que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções e causas socioambientais. Um de seus pilares de comunicação é o projeto social Por Um Mundo Melhor. Criado em 2001, no Rio de Janeiro, o projeto já beneficiou milhares de pessoas, no Brasil, em Portugal, na Espanha e em diversos outros países, a partir dos investimentos provenientes da venda de ingressos do evento e das ações promovidas com seus parceiros, que somam US$ 16,6 milhões. Entre as ações desenvolvidas estão a plantação de 119 mil árvores; a construção de uma escola na Tanzânia e de um centro de saúde no Maranhão. O Rock in Rio também formou 3.200 jovens no ensino fundamental, no Rio de Janeiro; colocou 760 painéis solares em escolas de Portugal; montou 14 salas sensoriais em ONGs para atender crianças com deficiências mentais e visuais, dentre muitas outras iniciativas. Em 2011, as ações do projeto "Por Um Mundo Melhor" tiveram como mote principal a música como alicerce na formação dos jovens. Através da mobilização da população e de seus parceiros, foram doados 2.200 instrumentos musicais para mais de 150 ONG’s de todo o Brasil que trabalham a música como ferramenta de educação; 10 salas de música instaladas em escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e formação de 30 professores a partir da metodologia "O Passo"; e 40 jovens foram formados em assistentes de luthier (profissionais especializados na confecção e manutenção de instrumentos musicais).

Além disso, desde 2006, o Rock in Rio se compromete a compensar 100% das emissões de CO2 do evento — processo auditado por uma consultoria externa — e a implementar um amplo plano de gestão de resíduos, além de ter investido num plano de redução de emissões, que incluiu um plano de sustentabilidade para a organização, patrocinadores e fornecedores, o qual é aperfeiçoado a cada edição e utilizado até hoje em todos os países onde é realizado, e um prêmio que pretende distinguir os parceiros com uma atitude mais sustentável no Rock in Rio.

O evento, que chega à 13ª edição, teve início ontem (13) e segue pelos dias 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2013, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, (Parque dos Atletas - Av. Salvador Allende, s/n), uma área de 150 mil m2.

Fonte: www.dm.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir