Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-09-2013

Coreias reativam parque industrial perto da fronteira
Oper�rios sul-coreanos cruzaram nesta segunda-feira a fronteira com a Coreia do Norte, onde o polo industrial binacional de Kaesong foi reativado, ap�s cinco meses de paralisa��o por causa de tens�es pol�ticas.
Coreias reativam parque industrial perto da fronteira
Foto: www.jn.pt

O parque industrial � um raro s�mbolo de aproxima��o entre as duas Coreias, mas ele estava ocioso desde abril, quando a Coreia do Norte retirou seus 53 mil trabalhadores de l�. A reativa��o marca agora um per�odo de degelo nas rela��es bilaterais, o que inclui a retomada do di�logo entre os dois governos, tecnicamente em guerra desde 1950.

Centenas de caminh�es e trailers sul-coreanos carregados com mat�rias-primas cruzaram a fronteira. Os trabalhadores faziam fila para converter dinheiro em d�lares, e levavam cigarros sul-coreanos para os colegas do norte, o que � uma forma de fazer amizade.

"Vou cumprimentar os norte-coreanos com um feliz Chuseok, porque somos ambos coreanos", disse o oper�rio Kim Chung-jin, referindo-se a um feriado norte-coreano de a��o de gra�as celebrado nesta semana.

Kaesong tem grande import�ncia econ�mica para a Coreia do Norte. L�, 123 empresas sul-coreanas fabricam utens�lios dom�sticos que geram quase 2 bilh�es de d�lares por ano em com�rcio com a Coreia do Sul, al�m de 80 milh�es de d�lares por ano em sal�rios para a miser�vel Coreia do Norte.

(Reportagem de Ju-min Park)

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir