Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 17-09-2013

Google compra empresa Bump, que facilita compartilhamento de arquivos
Mais nova aquisi��o da gigante de buscas permite que usu�rios troquem arquivos ao tocar dispositivos m�veis ou apertar aparelho mobile em teclado de PC.
Google compra empresa Bump, que facilita compartilhamento de arquivos
Foto: AFP

O Android, Chrome, e talvez at� o iPhone pode sofrer um golpe no setor de compartilhamento de arquivos com a compra da empresa Bump pelo Google, anunciada nesta segunda-feira, 16/9.

Os aplicativos m�veis e o site do Bump permite aos usu�rios que transfiram via wireless seus arquivos, fotos e informa��es de contato entre quaisquer dois aparelhos. Com o app aberto, basta aos usu�rios encostarem os telefones ou tablets juntos, ou apertar um aparelho na barra de espa�o do teclado de um computador ap�s acessar o site do Bump.

Em vez de depender de Bluetooth, Wi-Fi, ou NFC, o Bump simplesmente envia os arquivos para um servidor na nuvem, e usa um algoritmo para parear com um segundo aparelho, que baixa os arquivos. Parece que a gigante de buscas ficou interessada justamente nessa abordagem simplificada para compartilhar informa��es.

"N�s nos esfor�amos para criar experi�ncias que parecem m�gica, permitidas com inova��es �behind the scenes�em matem�tica, processamento de dados, e algoritmos", afirma o CEO do Bump, David Lieb, em um post sobre o assunto no blog da empresa. "Por isso, n�o pod�amos estar mais animados em nos unirmos ao Google, uma empresa que compartilha da nossa vis�o que a aplica��o da computa��o em problemas dif�ceis pode fundamentalmente mudar a maneira como interagimos uns com os outros e com o mundo."

Ser� o fim do NFC?

O Google tentou incluir transfer�ncias mais simples de arquivos no Android usando NFC com um recurso chamado Android Beam, mas essa abordagem tem muitos pontos negativos. Para come�ar, exige que os dois aparelhos tenham NFC, o que descarta a maioria dos laptops, desktops, e o iPhone, da Apple. Mesmo quando ambos os aparelhos s�o equipados com NFC, os usu�rios precisam estar com ele habilitado e alinhar os dispositivos para iniciar a transfer�ncia.

Enquanto isso, a Apple est� prometendo transfer�ncia direta de arquivos com o AirDrop, o pr�prio m�todo da companhia enviar arquivos via Wi-Fi. O AirDrop chegou aos Macs em 2011 e logo estar� dispon�vel no iOS 7.

Fonte: idgnow.uol.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir