Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-09-2013

Profissionais se reúnem com gestores da saúde
Médicos estrangeiros se encontraram pela primeira vez com gestores de saúde dos municípios cearenses.
Profissionais se reúnem com gestores da saúde
Foto: www.achebelem.com.br

Dois meses após o anúncio do programa Mais Médicos, os 34 profissionais estrangeiros – entre eles, 28 cubanos – lotados em municípios cearenses têm data para começar suas atividades: a próxima segunda-feira, 23. Ao longo desta semana, eles ainda terão aulas sobre o funcionamento da rede de urgência e emergência estadual e participarão de reuniões com os gestores de saúde municipais. A previsão inicial do Ministério da Saúde (MS) era que os médicos tivessem começado a trabalhar ontem, após conclusão do treinamento complementar de três semanas.

"Nós entendemos que, após o acolhimento da primeira etapa, tinha a necessidade de um acolhimento estadual, porque é na rede estadual que os pacientes que vão ter contato com esses médicos vão ter acesso a uma rede especializada", explica o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do MS, Odorico Monteiro. Durante a manhã de ontem, os profissionais se reuniram pela primeira vez com os secretários de saúde das doze cidades cearenses que serão atendidas pelo programa.

A partir da próxima semana, informa Odorico, as prefeituras serão as responsáveis pela acomodação, alimentação e transporte dos profissionais. "Já está garantida a parte de assistência deles. Inicialmente, eles vão ficar em um hotel e depois vão resolver suas residências", conta a secretária municipal de saúde de Acopiara, Rane Félix. O município receberá, nesta primeira fase do programa, três médicos cubanos.

O médico espanhol Eduardo Mesa pouco sabe sobre Maracanaú, município onde atuará pelo Mais Médicos, mas se diz confiante de que "o trabalho de médico é o mesmo em todo lugar do mundo". "Não creio que a gente encontre muita dificuldade. Para algumas pessoas, pode ser mais difícil o idioma, mas até mesmo o brasileiro não entende como se fala em determinadas regiões, que têm seus sotaques e gírias", comenta.

Segunda fase

O Ministério da Saúde divulgou, na última sexta-feira, 13, o balanço das inscrições de médicos brasileiros na segunda fase do Mais Médicos. O Ceará é o segundo estado a receber mais profissionais, com 41 vagas para brasileiros. A previsão do órgão é de que os médicos iniciem os trabalha a partir de outubro. Para os estrangeiros, que terão suas inscrições homologadas até quarta, 18, a expectativa é que a acolhida vá de 7 a 25 de outubro e que as atividades se iniciem no começo de novembro.

Fonte: www.opovo.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir