Categoria Policia  Noticia Atualizada em 17-09-2013

Polícia busca explicações para ataque em base naval em Washington
Aaron Alexis tinha registro por 2 incidentes com a Justiça por uso de armas. Militares são geralmente proibidos de portar armas em instalações militares.
Polícia busca explicações para ataque em base naval em Washington
Foto: g1.globo.com

Autoridades de Washington se perguntam nesta terça-feira (17) como um ex-militar dos EUA com um histórico de problemas com a lei conseguiu obter autorização para trabalhar numa base da marinha, onde matou 12 pessoas antes de ser morto pela polícia nesta segunda-feira.

O suspeito, Aaron Alexis, de 34 anos, um prestador de serviço da marinha de Fort Worth, no Texas, entrou na base naval de Washington na manhã de segunda e abriu fogo, espalhando pânico na base localizada a apenas 2,5 km do Congresso dos EUA e a 4,8 km da Casa Branca.

Os investigadores ainda estão à procura do motivo para o ataque. Alexis tinha autorização para entrar na base, na margem do rio Anacostia, apesar de dois incidentes com a Justiça por uso de armas de fogo e de ter sido dispensado da reserva da Marinha em 2011, após uma série de problemas de má conduta.

"É realmente difícil acreditar que alguém com um registro marcado como esse pôde conseguir, você sabe, liberação para obter... as credenciais para entrar na base", disse à rede CNN o prefeito de Washington, Vincent Gray.

O prefeito disse que cortes automáticos no Orçamento dos EUA, conhecidos como sequestros, podem ter levado a economias que se não tivessem sido feitas teriam impedido Alexis de entrar na base fortemente vigiada.

"Obviamente, 12 pessoas pagaram o preço final pelo que quer que tenha sido feito para esse homem entrar na base", disse Gray.

A agência de notícias Associated Press informou, citando uma fonte anônima oficial, que Alexis estava sendo tratado desde agosto pela Administração de Veterandos por problemas mentais que incluíam paranoia e dificuldades para dormir. A marinha, no entanto, não o declarou como mentalmente incapaz , o que rescindiria sua liberação por parte da segurança da instituição, para que ele pudesse trabalhar no prédio.

Militares são geralmente proibidos de portar armas em instalações militares nos Estados Unidos, mas a maioria das pessoas com credenciais adequadas não passa por revistas rotineiramente.

Oito pessoas ficaram feridas, incluindo três que foram baleadas. A polícia identificou sete pessoas mortas, e a identificação dos demais aguarda a notificação aos familiares.

A polícia matou Alexis em uma troca de tiros depois que ele entrou na sede do Comando Naval por volta das 8h20 (9h20 no horário de Brasília) e começou a atirar nas pessoas que estavam em uma lanchonete, disseram testemunhas.

Alexis estava armado com um fuzil AR-15, uma espingarda de cano duplo e uma pistola, disse uma fonte policial.

O incidente é o pior ataque a uma instalação militar dos EUA desde 2009, quando o major Nidal Hasan abriu fogo contra soldados desarmados em Fort Hood, no Texas, matando 13 pessoas e ferindo 31.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir