Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 17-09-2013

Torta estragada causou intoxicação em alunos de rede estadual, diz laudo
Suco vencido não tinha microorganismos patogênicos, afirma Prefeitura. Mais de 40 alunos de escola, que fica em Parelheiros, foram hospitalizados.
Torta estragada causou intoxicação em alunos de rede estadual, diz laudo
Foto: g1.globo.com

Uma torta de frango imprópria para o consumo e que tinha uma bactéria nociva à saúde foi servida aos alunos da Escola Estadual Condomínio Vargem Grande II, na Zona Sul de São Paulo, no dia 6 de setembro, quando mais de 40 estudantes passaram mal e foram hospitalizados com sintomas de intoxicação. A escola fica em Parelheiros.

A informação foi divulgada nesta terça-feira (17) pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Segundo a secretaria, o laboratório de alimentos da Prefeitura de São Paulo constatou que o suco com data de validade vencida havia 40 dias e também servido às crianças não tinha microorganismos patogênicos.

Segundo a secretaria, a escola foi notificada quanto ao resultado das análises para adotar as providências cabíveis. Uma equipe técnica realizou inspeção no local e orientou os responsáveis pela direção da unidade e da cozinha sobre práticas corretas para a manipulação de alimentos.

A Secretaria da Educação do Estado disse nesta terça que o laudo foi anexado ao processo em andamento na escola e que já leva 11 dias. "A apuração avalia a conduta dos profissionais da unidade de ensino e também da empresa responsável pela oferta da merenda", disse a pasta por meio de nota. "Caso seja constatada qualquer negligência, todas as medidas cabíveis serão adotadas, entre elas multa, troca da equipe que atua na escola e até rescisão do contrato. É importante frisar que a rede estadual segue normas rigorosas no controle de qualidade dos produtos oferecidos", disse a secretaria.

Lote

A Polícia Militar chegou a informar logo após as crianças serem internadas que uma funcionária pegou por engano o lote vencido e deu aos alunos.

Equipes da Polícia Militar e os bombeiros foram chamados para socorrer as crianças.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 33 crianças com sintomas de dor abdominal e vômito foram levadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a hospitais de Parelheiros, Balneário São José, Jabaquara, Grajaú e Pedreira. Outras 11 crianças também foram levadas por familiares ou responsáveis à unidade hospitalar de Parelheiros.
Íntegra da nota

Veja abaixo o posicionamento da Secretaria da Saúde do município.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que foi concluído o laudo do laboratório de alimentos da Prefeitura que fez a análise microbiológica das amostras coletadas pela Vigilância Sanitária da Supervisão de Parelheiros no caso de intoxicação alimentar identificado na Escola Estadual Condomínio Vargem Grande II, em Parelheiros, no dia 06 de setembro.

O resultado apontou ausência de crescimento de microrganismos patogênicos na amostra de suco industrializado marca "La fruit" sabor manga, embora estivesse com validade vencida há cerca de 40 dias. Já na amostra da torta de frango produzida na escola foram encontradas bactérias do grupo Bacillus cereus, o que configurou o produto impróprio para consumo.

A Escola Estadual De Vargem Grande foi notificada quanto ao resultado das análise para adotar as providências cabíveis. A equipe técnica realizou inspeção na referida escola e os responsáveis pela direção da unidade e da cozinha foram orientados sobre as práticas corretas para a manipulação de alimentos.

Informamos ainda que a Coordenação de Vigilância em Saúde ofertou vaga para a escola no curso de boas práticas de alimentos ministrado pelo órgão em cada subprefeitura e aberto para donos de estabelecimentos comerciais da região. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected] ou nos telefones (11) 5921-7980 ou (11) 5921-6910.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir