Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-09-2013

Viagem adiada de Dilma aos EUA repercute na imprensa internacional
Na Europa, primeira p�gina no espanhol El Pa�s e no alem�o Der Spiegel. Not�cia tamb�m foi destaque nos jornais The Gardian e Washington Post.
Viagem adiada de Dilma aos EUA repercute na imprensa internacional
Foto: diariodigital.sapo.pt

A Casa Branca informou que a decis�o do adiamento da viagem de Dilma Rousseff aos Estados Unidos foi tomada conjuntamente. E que, para o presidente Barack Obama, essa foi a op��o correta. O assunto ganhou destaque nos principais jornais dos Estados Unidos e da Europa.

Advinha quem n�o vem pra jantar? � a pergunta de um dos sites de pol�tica mais importantes dos Estados Unidos.

Na Espanha, a vers�o online do El Pa�s trouxe a not�cia na primeira p�gina. O alem�o Der Spiegel tamb�m deu destaque.

O brit�nico The Gardian diz: "Dilma Rousseff esnoba Barack Obama, dizendo que a visita n�o pode acontecer na aus�ncia de uma investiga��o oportuna."

O americano The Washington Post adotou um tom cr�tico. "Roussef sofreu press�o do Partido dos Trabalhadores para permanecer em casa. O cancelamento � visto como uma decis�o pol�tica, em parte porque a presidente vai enfrentar uma campanha dura pela reelei��o no ano que vem", diz o jornal.

Analistas pol�ticos nos Estados Unidos acreditam que o adiamento representa um grande retrocesso nas rela��es entre os dois pa�ses, mas a nota oficial divulgada pela Casa Branca, afirma que o presidente Obama est� disposto a superar a tens�o, e que espera marcar uma nova data para receber a presidente Dilma em Washington.

Em uma entrevista coletiva nesta ter�a-feira (17), um jornalista perguntou ao porta-voz da Casa Branca se Obama estava arrependido pelo fato de os Estados Unidos terem espionado o Brasil. Jay Carney desconversou, e disse que Obama j� deixou claro que vai trabalhar com Dilma para ir adiante e fazer com que o problema deixe de ser uma fonte de desentendimento.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir