Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-09-2013

Ato simbolico pode ser importante, diz Assange sobre viagem de Dilma
Fundador do WikiLeaks falou por videoconfer�ncia em evento em S�o Paulo. Segundo ele, brasileiros s�o invadidos por jurisdi��o americana.
Ato simbolico pode ser importante, diz Assange sobre viagem de Dilma
Foto: diariodigital.sapo.pt

O fundador do site de vazamento de informa��es WikiLeaks, Julian Assange, falou na noite desta quarta-feira (18) sobre as den�ncias de espionagem envolvendo os Estados Unidos e pa�ses latino-americanos, especialmene o Brasil, via videoconfer�ncia em um debate sobre o tema no Centro Cultural S�o Paulo. Para Assange, os brasileiros est�o "sendo invadidos por uma jurisdi��o, uma jurisdi��o que est� fazendo valer a sua lei no estrangeiro".

Sobre a decis�o da presidente do Brasil em adiar a viagem que faria a Washington, Assange disse que atos simbolicos podem ser importantes. Dilma Rousseff decidiu adiar a viagem de Estado que faria em outubro a Washington, nos Estados Unidos. A decis�o foi motivada pelas den�ncias de que a ag�ncia de seguran�a norte-americana, a NSA, espionou a presidente, seus assessores e tamb�m a Petrobras, segundo revelou o programa Fant�stico.

Assange falou que "h� um colapso do Estado de direito no Ocidente" com a vigil�ncia e espionagem, e que "Obama perseguiu mais denunciantes, mais fontes jornal�sticas, sob a lei de espionagem, do que duas vezes o n�mero de presidentes combinadas."

Sobre sua condi��o, de estar asilado na embaixada do Equador em Londres, Assange disse que "� muito difivcil ficar 500 dias numa embaixada, mas � um luxo, ao contrario de voc�s que estao a� eu nao posso ser preso. � o lugar mais seguro do mundo para Julian Assange."

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir