Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-09-2013

EUA pede que ONU aprove resolução sobre destruição de armas químicas da Síria
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, discursou ontem (19) apelando ao Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para aprovar uma resolução, a fim de garantir que as armas químicas da Síria sejam destruídas.
EUA pede que ONU aprove resolução sobre destruição de armas químicas da Síria
Foto: AFP

De acordo com Kerry, a equipe de investigação da ONU já obteve uma prova de ocorreu um ataque com armas químicas dentro da Síria. Kerry afirmou que governo de Bashar al-Assad deve se responsabilizar pelo caso. Ele ainda pediu que a comunidade internacional se una para destruir essas armas. Kerry acrescentou que a ONU deve ter uma reação rápida nessa questão, conforme o acordo feito entre os EUA e a Rússia durante a reunião de Genebra.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que o mais importante é confirmar quem dentro da Síria usou armas químicas nos ataques e, depois, o CS deve determinar a responsabilidade do autor.

Putin disse que a Rússia não pode garantir que o governo sírio cumpra o acordo sobre a destruição de suas armas químicas, embora tenha uma expectativa otimista na questão.

Segundo a agência de notícias síria, Sana, Bashar afirmou que o governo vai iniciar o mais rápido possível a destruição das armas químicas, caso a ONU aprove uma resolução. Porém, é preciso gastos de cerca de US$ 1 bilhão para destruir as armas que existem no país. Ele disse ainda que o prazo de destruição deve demorar um ano.

Na semana passada, o governo sírio entregou à ONU um requerimento para sua integração ao Pacto de Proibição de Armas Químicas, comprometendo-se não produzir, conservar e transportar esse tipo de armas, depois de se tornar um país signatário do acordo.

Recentemente, o Ministério das Relações Exteriores da Síria condenou a atitude dos EUA e seus aliados ocidentais de oferecerem suporte militar às forças armadas ligadas ao grupo Al-Qaeda, a fim de combater o exército governamental sírio.

Fonte: portuguese.cri.cn
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir