Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-09-2013

Abdul Ghani Baradar, ex-número dois do Taleban, é libertado
O Paquistão anunciou hoje ter libertado o mulá Abdul Ghani Baradar, o mais graduado prisioneiro talibã mantido pelo país, num esforço para iniciar o processo de paz com o Afeganistão.
Abdul Ghani Baradar, ex-número dois do Taleban, é libertado
Foto: AFP

Há dúvidas sobre se isso fará alguma diferença.

Há muito tempo, o governo afegão exige a soltura do mulá, ex-vice-líder do Taleban preso numa operação conjunta com a CIA em Karachi, em 2010. Sua liberdade é uma condição imposta pelo grupo na negociação de um acordo com o Afeganistão.

Com cerca de 50 anos, Baradar foi um dos fundadores do Taleban, ao lado do líder Mulá Omar. Quando o grupo assumiu o poder no Afeganistão, em 1996, ele foi líder militar sênior e ministro da defesa do país. Durante os três anos em que esteve preso, porém, o mulá perdeu grande parte de seu prestígio no grupo.

No último ano, o Paquistão já libertou ao menos outros 33 prisioneiros talebans a pedido do Afeganistão. Isso, porém, não levou a avanço algum nas tratativas de paz.

Embora os Estados Unidos estejam ansiosos por um acordo entre afegãos e talebans antes da retirada de suas tropas no Afeganistão, até o final de 2014, eles eram contra a libertação de Baradar por receio de que ele voltasse ao campo de batalha. Segundo os EUA, o Paquistão não monitora o paradeiro dos prisioneiros libertados. Os afegãos concordam.

Wakil Ahmad Muttawakil, que foi ministro das relações exteriores do Afeganistão sob o regime taleban, recomendou que o Paquistão "permita que ele faça contato com líderes do Taleban, para que ele seja útil à paz no Afeganistão".

O ministro de Relações Exteriores paquistanês, Aizaz Ahmad Chaudhry, não deu detalhes sobre a libertação de Baradar - nem mesmo o nome do local onde o mulá esteve preso. Baradar será mantido no Paquistão, sob forte esquema de segurança, disseram autoridades do país sob a condição de anonimato. Poderá, porém, encontrar quem quiser.

Fonte: tnonline.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir