Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-09-2013

Presidente venezuelano chega à China após polêmica com EUA
O presidente venezuelano anunciou neste sábado que chegou a Pequim, após uma controvérsia entre Washington e Caracas, que acusou os Estados Unido de terem negado a Nicolás Maduro o uso de seu espaço aéreo.
Presidente venezuelano chega à China após polêmica com EUA
Foto: AFP

"Acabo de chegar à China para reforçar a amizade e a cooperação entre nossos dois países", declarou Maduro em sua conta no microblog Sina Weibo, criada pouco antes.

Esta viagem do presidente venezuelano à China ocorre em meio a uma polêmica entre Caracas e Washington, último episódio nas tumultuadas relações entre os dois países.

O ministro venezuelano das Relações Exteriores acusou na quinta-feira os Estados Unidos de terem negado a Maduro o sobrevoo de seu território em sua viagem a Pequim, decisão classificada de insulto e falta grave por Caracas.

Os Estados Unidos responderam que autorizaram o uso de seu espaço aéreo e desmentiram que tivessem negado o visto a uma parte da delegação venezuelana para que compareça na próxima semana à Assembleia Geral da ONU em Nova York, outra acusação feita por Maduro.

"Os Estados Unidos concederam permissão às autoridades venezuelanas para entrar no espaço aéreo americano", afirmou na sexta-feira a porta-voz do departamento de Estado, Marie Harf. Ela disse que o pedido foi atendido em algumas horas, embora não tenha respeitado o prazo mínimo de três dias exigido para as autorizações diplomáticas.

Na China até terça-feira, Maduro deve se reunir com o presidente Xi Jinping e com o primeiro-ministro Li Keqiang com o objetivo de fortalecer a cooperação bilateral, iniciada durante o governo de Hugo Chávez.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir