Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-09-2013

Ataque a shopping de luxo no Quênia deixa pelo menos 30 mortos
Para governo, ataque a centro comercial Nairóbi pode ser ato terrorista.
Ataque a shopping de luxo no Quênia deixa pelo menos 30 mortos
Foto: diariodigital.sapo.pt

Ao menos 30 pessoas morreram e 60 ficaram feridas no ataque a um luxuoso centro comercial de Nairóbi por um grupo que disparou com armas automáticas e lançou granadas contra os clientes e funcionários, segundo um novo balanço divulgado pela polícia. Criminosos atacaram um shopping na capital queniana, causando a correria de uma multidão em fuga, com pessoas se escondendo nas lojas, nos cinemas e nas ruas.

O grupo militante somali Al Shabaab já tinha ameaçado atacar o shopping Westgate, popular entre a comunidade expatriada do país. Contudo, não houve reivindicação da responsabilidade do ataque por parte de qualquer grupo. O Al Shabaab afirmou que não tinha comentários sobre a ação.

"O balanço é de 30 mortos. Isso inclui as pessoas que morreram no local e as que faleceram no hospital", indicou o chefe policial à imprensa.

"As mortes são muitas, e isso é apenas o que vemos do lado de fora", afirmou o secretário-geral da Cruz Vermelha Queniana, Abbas Guled. "Dentro, há ainda mais mortes, e os tiroteios continuam."

Helicópteros da polícia sobrevoavam o local, enquanto a polícia gritava "sai, sai", com centenas de pessoas fugindo do shopping. Por uma das entradas do estabelecimento saía fumaça, e testemunhas disseram ter ouvido explosões de granadas.

Outros afirmaram que viram cerca de cinco homens armados atacarem o shopping Westgate, e que o incidente aparentava ser um ataque, não um assalto.

Alguns tiros puderam ser ouvidos duas horas após o início do tiroteio, depois que a polícia invadiu o prédio em busca dos agressores, loja por loja. Algumas emissoras de televisão locais informaram a presença de reféns, mas não houve confirmação oficial dessa informação.

"Eles não parecem ser ladrões. Isso não é um assalto", afirmou Yukeh Mannasseh, que estava no andar de cima do shopping quando o tiroteio começou. "Parece ser um ataque. Os guardas que os viram disseram que eles atiravam indiscriminadamente."

Uma testemunha, que se identificou como Taha, disse ter ouvido som de freios, seguido por uma explosão e um tiroteio no piso inferior momentos depois. Outro sobrevivente disse ter sido atingido por um homem que parecia somali.

Alguns clientes subiram as escadas e se esconderam no complexo de cinema do shopping. A polícia encontrou outro grupo escondido em um toalete do primeiro piso.

Pelo menos duas dúzias de feridos foram retirados do local em macas e carrinhos de compras. Muitas das vítimas tinham alguns ferimentos leves, aparentemente causados por destroços que voaram sobre elas. Algumas pessoas conseguiram sair andando, porém com roupas manchadas de sangue envolvendo seus ferimentos.

Questionado se o ataque havia sido um assalto, um policial paramilitar disse: "Não, (foi) terrorista". Não houve, no entanto, nenhuma declaração oficial da polícia sobre a motivação do grupo. A polícia isolou as ruas em torno do shopping, que fica no bairro central Westlands.

Novo tiroteio
Horas depois do ataque, novos tiroteios e uma pequena explosão foram registrados no centro comercial. Vários reféns permanecem no centro comercial, um dos mais movimentados de Nairóbi, seis horas depois do ataque, que não foi reivindicado oficialmente por nenhum grupo, embora a Al Shabab tenha reconhecido implicitamente sua vinculação com o caso em sua conta no Twitter.

O novo episódio de disparos ocorreu por volta das 19h locais (13h de Brasília), quando já escureceu na capital queniana, e os tiros partiram do exterior para dentro do centro comercial, segundo constatou a Efe. Os jornalistas e outras pessoas que permanecem nas imediações do edifício foram evacuados após os disparos, que foram escutados do lado de fora e demoraram cerca de 15 segundos.

Com informações da AFP.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir