Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-09-2013

Síria entrega todos os dados sobre armas químicas dentro do prazo, diz órgão
Prazo para Assad fornecer informações sobre arsenal termina hoje. Estima-se que ditador tenha cerca de mil toneladas de toxinas.
Síria entrega todos os dados sobre armas químicas dentro do prazo, diz órgão
Foto: www.jn.pt

A Siria terminou de entregar hoje (21) todos os dados sobre suas armas químicas à Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ). Segundo a organização, o ditador Bashar Al-Assad cumpriu neste sábado, último dia do prazo, o acordo de entregar a lista completa de seu arsenal.

Estima-se que a Síria tenha cerca de mil toneladas de toxinas que podem ser usadas como armas. O presidente sírio prometeu colocar seu estoque sob controle internacional e assinar o tratado de armas químicas, que prevê a destruição dos armamentos e suas instalações.

Ontem, o porta-voz Michael Luhan afirmou à Associated Press que a declaração "está sendo revisada por nossa divisão de verificação". A organização não revelará detalhes do que foi colocado na declaração.

A Organização para a Proibição de Armas Químicas, que monitora o tratado que proíbe armas químicas, está procurando formas de acelerar o processo para colocar o arsenal sírio de gases venenosos e agentes neurológicos em segurança para posterior destruição.

Entretanto, os esforços diplomáticos para acelerar esse processo estão caminhando a passos lentos. Um encontro inicialmente marcado para domingo no qual o conselho executivo de 41 países da organização deveria discutir o acordo entre EUA e Rússia para livrar a Síria de armas químicas foi adiado nesta sexta-feira e nenhuma nova data foi estabelecida. Nenhuma razão foi dada pela organização pelo adiamento.

Sob o acordo entre EUA e Rússia, alcançado no fim de semana em Genebra, inspetores da ONU devem retornar à Síria em novembro. Durante esse mês, eles completarão sua avaliação inicial sobre o arsenal químico que será destruído. O acordo prevê que todos os componentes do programa de armas químicas do país sejam removidos e destruídos em meados de 2014.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir