Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-09-2013

Quênia: shopping é alvo de explosões e intenso tiroteio
Autoridades dizem que a maioria dos reféns foram libertados.
Quênia: shopping é alvo de explosões e intenso tiroteio
Foto: AFP

Fortes explosões e intensos tiroteios aconteciam nesta segunda-feira dentro do shopping Westgate de Nairóbi, no qual permanece entrincheirado um comando islamita e de onde saía uma fumaça negra. Três ou quatro explosões foram ouvidas no edifício, atacado no sábado por islamitas do grupo Al-Shabab, vinculado à Al-Qaeda.

Uma grande coluna de fumaça negra saía do edifício, cercado por soldados e integrantes das forças de segurança quenianas. Ambulâncias seguiam para o centro comercial. O atentado deixou 69 mortos e 63 desaparecidos, segundo um balanço divulgado nesta segunda-feira pela Cruz Vermelha.

O ministro do Interior do Quênia, Ole Lenku, afirmou nesta segunda-feira que entre 10 e 15 terroristas da milícia islâmica radical somali permanecem no interior do shopping. O número de civis que se encontra no interior do edifício "não foi determinado", segundo o ministro, que situou os mortos em 59, dez a menos do que os dados oferecidos pela Cruz Vermelha. Além disso, um total de 175 pessoas permanecem hospitalizadas.

"Nossa prioridade é salvar vidas. Essa é a razão pela qual isto vai ser longo", esclareceu, quando se completam 48 horas do início do ataque dos fundamentalistas. "Recuperamos mais de mil pessoas", precisou Lenku.

Também nesta segunda, o inspetor geral da polícia queniana, David Kimaiyo, afirmou através de seu perfil no Twitter que as forças de segurança tinham conseguido "resgatar mais reféns durante a noite". "Restam muito poucos no interior. E também estamos nos aproximando dos atacantes", acrescentou. "Estamos aqui para salvar, proteger e lutar contra nossos inimigos", disse.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir