Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-09-2013

Dilma chega a NY para participar da Assembleia-geral da ONU
Presidente defender� em discurso regras contra espionagem internacional. Ela ter� ainda encontro com empres�rios sobre investimentos no Brasil.
Dilma chega a NY para participar da Assembleia-geral da ONU
Foto: www.jb.com.br

A presidente Dilma Rousseff chegou por volta das 7h desta segunda-feira (23) a Nova York para participar da Assembleia-Geral das Na��es Unidas, onde ir� fazer discurso nesta ter�a contra a espionagem norte-americana no Brasil. Ela passa o dia sem compromissos oficiais e deve finalizar o texto da declara��o que far� na abertura do evento.

Por tradi��o, o presidente do Brasil sempre faz o discurso inicial da Assembleia-Geral. Esta ser� a terceira participa��o de Dilma na Assembleia-Geral da ONU desde que tomou posse em janeiro 2011. O evento, que tem sede nos Estados Unidos e re�ne mais de 190 chefes de Estado, ocorre uma semana depois de a presidente cancelar viagem oficial que faria a Washington em Outubro para reuni�es com o presidente norte-americano, Barack Obama.

A decis�o foi tomada ap�s o mal estar gerado com as den�ncias de que a NSA, agencia de seguran�a norte-americana, espionou Dilma, seus assessores e tamb�m a Petrobras, segundo revelou o programa Fant�stico.


Primeira chefe de Estado a discursar na Assembleia-Geral da ONU, a presidente dever� pedir que as a��es de intelig�ncia entre na��es sejam regulamentadas pelo organismo internacional. Dilma quer a elabora��o de normas espec�ficas e limites a a��es de espionagem.

A presidente dever� ainda fazer uma defesa do respeito � soberania dos pa�ses e � privacidade de correspond�ncias na internet. 
A fala antecede o discurso de Barack Obama, que subir� � tribuna da Assembleia das Na��es Unidas logo ap�s Dilma.

Apesar de elaborar discurso com uma cr�tica p�blica �s opera��es de intelig�ncia dos EUA, a presidente usar� parte do tempo em Nova York para assegurar a investidores norte-americanos que as rela��es comerciais entre os dois pa�ses n�o devem ser afetados.

Na quarta-feira (25), por volta de 12h30, Dilma far� discurso de encerramento em um semin�rio sobre possibilidades de investimento em infraestrutura no Brasil.

O evento, organizado por um banco norte-americano, ter� participa��o de empres�rios estrangeiros e presen�a em peso da equipe econ�mica do governo.

De acordo com o Itamaraty, o ministro de Rela��es Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, ter� uma reuni�o bilateral nesta semana com o secret�rio de Estado norte-americano, John Kerry, para tratar do tema da espionagem e de quest�es comerciais.

Segundo assessores, na reuni�o com John Kerry, Luiz Alberto Figueiredo vai cobrar explica��es sobre as den�ncias de espionagem, mas tamb�m vai frisar que o impasse pol�tico n�o pode afetar a rela��o comercial entre os dois pa�ses.

Agenda
De acordo com o Planalto, Dilma tamb�m vai dedicar sua participa��o nas Na��es Unidas para defender o cumprimento de compromissos firmados na Rio+20, a Confer�ncia das Na��es Unidas sobre Desenvolvimento Sustent�vel, realizada em junho do ano passado, no Rio de Janeiro.

A confer�ncia produziu um documento assinado pelos 188 pa�ses que participaram do evento.

 Ap�s discursar na abertura da Assembleia-Geral da ONU, Dilma participa, �s 15h de ter�a (24), da primeira sess�o do Foro de Alto N�vel de Desenvolvimento Sustent�vel, criado para analisar as realiza��es e delibera��es da Rio+20.

Outro tema que ter� a aten��o da presidente em sua participa��o na reuni�o das Na��es Unidas � o conflito na S�ria. Dilma vai apresentar a posi��o do governo brasileiro de condenar o uso de armas de destrui��o em massa, mas ir� destacar ser contr�ria ao uso da for�a contra o governo s�rio.

De acordo com o Planalto, n�o est�o previstas reuni�es bilaterais da presidente com chefes de Estado. No final da tarde de ter�a (24), ela dever� se reunir com o presidente da Telef�nica, Carlos Izuel. O tema do encontro ainda n�o foi divulgado.

J� o ministro de Rela��es Exteriores do Brasil ter� pelo menos 10 encontros bilaterais com chanceleres de outros pa�ses. Al�m de conversar com John Kerry, Luiz Alberto Figueiredo se reunir� com ministros de pot�ncias emergentes, como China, �ndia, R�ssia e �frica do Sul.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir