Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-09-2013

Bento XVI nega ter acobertado abusos sexuais na Igreja
O papa Bento 16 negou que tenha tentado acobertar abusos sexuais cometidos por padres contra menores, em suas primeiras declara��es p�blicas desde que renunciou ao papado, em fevereiro.
Bento XVI nega ter acobertado abusos sexuais na Igreja
Foto: AFP

A carta de 11 p�ginas foi enviada ao escritor e matem�tico italiano Piergiorgio Odifreddi, que escreveu um livro sobre os problemas que a Igreja Cat�lica enfrentava antes da ren�ncia do pont�fice alem�o.

"Quanto � sua men��o do abuso moral a menores por padres, s� posso, como voc� sabe, admiti-lo com profunda consterna��o. Mas jamais tentei acobertar essas coisas", disse o papa em�rito, em trechos publicados na ter�a-feira com permiss�o dele pelo jornal italiano La Repubblica.

Aparentemente, � a primeira vez que Joseph Ratzinger responde em primeira pessoa �s acusa��es, embora o Vaticano sempre tenha dito que o antigo papa se empenhou ao m�ximo para coibir os abusos sexuais, sem jamais tentar acobert�-los. � tamb�m a primeira vez desde a ren�ncia que uma declara��o de Joseph Ratzinger, oral ou escrita, � divulgada publicamente. At� agora, coment�rios seus haviam sido apresentados apenas de forma indireta, por pessoas que o visitaram no Vaticano.

V�timas de abusos sexuais acusam Ratzinger de n�o ter se empenhado suficientemente em impedir as agress�es, seja como papa ou antes, quando era chefe do departamento doutrin�rio da Santa S�. Grupos de v�timas dizem que ainda h� muita coisa para ser descoberta a respeito de como a Igreja se comportou no passado, e querem que os bispos que estiveram cientes disso sejam responsabilizados.

H� cerca de dez anos a imprensa noticia o acobertamento sistem�tico de abusos sexuais, primeiro nos EUA, depois em outros pa�ses. Houve v�rios casos documentados de padres ped�filos que eram transferidos de par�quia em vez de serem denunciados �s autoridades.

Depois disso, a Igreja Cat�lica adotou em v�rios pa�ses novas regras para lidar com poss�veis casos de abuso, inclusive com medidas para evitar que potenciais abusadores entrem para o clero. O restante da carta de Bento XVI a Odifreddi se referia a outros aspectos do livro dele, chamado "Caro Papa, Te Escrevo", como o conflito entre o bem e o mal.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir