Categoria Politica  Noticia Atualizada em 25-09-2013

Eleições de 2014 devem ter pelo menos mais dois novos partidos
Decisão da Justiça Eleitoral criou o PROS e a Rede Sustentabilidade. O país tem agora 32 partidos, que recebem dinheiro do fundo partidário.
Eleições de 2014 devem ter pelo menos mais dois novos partidos
Foto: www.infonet.com.br

A Justiça Eleitoral autorizou a criação de mais dois partidos políticos. Os novos partidos ainda podem disputar as eleições de 2014 e vão receber dinheiro público do fundo partidário. Com esses dois, agora 32 partidos poderão concorrer às eleições. Até o dia cinco de outubro, o TSE vai fazer mais três sessões para decidir se ainda será possível criar legendas para disputar a eleição do ano que vem.

Para ter partido é necessário o aval da Justiça Eleitoral. O PROS, Partido Republicano da Ordem Social, e o Solidariedade conseguiram isso nesta terça. Agora, o Brasil tem 32 legendas, que podem ter candidatos já na eleição de 2014.

Na década de 1980, eram oito partidos. Na década de 1990, esse número triplicou. E agora já são oito a mais.

Para registrar um partido político são necessárias as assinaturas de quase 492 mil eleitores. O TSE ainda terá três sessões para decidir se permite a criação de alguma outra legenda que possa participar da eleição de 2014.

A Rede Sustentabilidade, da ex-senadora Marina Silva, ainda não apresentou o número necessário de assinaturas de eleitores.

Todo partido tem direito a dinheiro público, do fundo partidário. O que recebeu menos em 2012 ficou com R$ 200 mil. Também tem garantido tempo no rádio e na TV para propaganda eleitoral.

Depois da resolução do TSE, que em 2007 estabeleceu a fidelidade partidária, a criação de novos partidos passou a ser a única solução para quem queria trocar de legenda sem perder o mandato.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir