Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-09-2013

Potências fecham acordo para armas químicas sírias, dizem diplomatas
Base do texto foi definida, dizem diplomatas ocidentais, segundo a Reuters. Mas porta-voz russo disse que trabalho "ainda está em andamento".
Potências fecham acordo para armas químicas sírias, dizem diplomatas
Foto: www.em.com.br

EUA, Rússia, Reino Unido, França e China concordaram com a base de uma resolução sobre as armas químicas da Síria no Conselho de Segurança da ONU, disseram nesta quarta-feira (25) diplomatas ocidentais ouvidos pela Reuters e pela France Presse.

Mas a Rússia negou a existência de um acordo.
"É só pensamento positivo", disse o porta-voz da delegação da Rússia nas Nações Unidas". "Isso não é a realidade. O trabalho sobre o esboço de resolução ainda está em andamento."
Uma autoridade americana disse que há "progressos", mas que o acordo ainda não foi terminado.

A base do acordo teria sido fechada após os chanceleres dos cinco países terem encontrado o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, nesta quarta em Nova York, às margens da Assembleia Geral da entidade.

Uma versão completa do texto deve ser entregue para avaliação de todos os 15 membros do Conselho em breve, segundo as fontes.

Na sexta-feira (27), os cinco membros permanentes devem se encontrar para discutir a proposta de uma conferência de paz sobre a Síria, que ocorreria em Genebra, na Suíça.

O texto deve definir parâmetros para que o regime do contestado presidente sírio, Bashar al-Assad, entregue seu arsenal de armas químicas para que ele seja destruído.

A comunidade internacional vem pressionando o regime sírio desde que um ataque atribuído ao regime, em 21 de agosto, matou pelo menos 1.429 civis, segundo os EUA.

O governo Assad nega autoria e acusa os "terroristas" que combatem o regime, em uma sangrenta guerra civil que já matou mais de 110 mil pessoas em 30 meses.

A Rússia, aliada de Assad, vinha bloqueando ações do Conselho de Segurança contra o regime sírio.

Mas, após os EUA ameaçarem uma ação militar contra Damasco, o Kremlin propôs um acordo para controle do arsenal químico sírio.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir