Categoria Politica  Noticia Atualizada em 26-09-2013

Partido Solidariedade nasce na oposição a Silval Barbosa
Nova sigla busca se fortalecer no Estado com a adesão de várias lideranças.
Partido Solidariedade nasce na oposição a Silval Barbosa
Foto: www.midianews.com.br

O Partido Solidariedade, aprovado na última terça-feira (24) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nasce em Mato Grosso na oposição ao Governo de Silval Barbosa (PMDB).

O partido é liderado pelo deputado estadual Adalto de Freitas, o "Daltinho", que deixou o PMDB após brigas com a cúpula e a bancada da sigla, pelas constantes críticas feitas à administração de Silval.

Além de Daltinho, outros líderes que vão se filiar ao Solidariedade são o ex-prefeito de Rondonópolis José Carlos do Pátio (também de malas prontas para sair do PMDB) – ambos prováveis candidatos a deputado estadual –, o presidente da Força Sindical em Mato Grosso, Manoel de Souza, e o analista político Rodrigo Rodrigues. Esses dois últimos devem disputar uma vaga na Câmara Federal.

Segundo o deputado, que é o presidente da comissão provisória do partido em Mato Grosso, a expectativa é de eleger, pelo menos, um deputado federal nas eleições de 2014, e até três deputados estaduais. O prazo para filiação se encerra no dia 5 de outubro.

"A criação de um novo partido possibilita que líderes políticos insatisfeitos sigam um novo caminho, e aqui em Mato Grosso seremos oposição. Nossas principais bandeiras são a ética e a solidariedade. Vamos fazer uma política propositiva, porque é isso que a sociedade quer. Não adianta criar um partido se não for para ser diferente", disse Daltinho.

"Temos um projeto alternativo de poder para Mato Grosso, que seja ético. Trabalharemos com independência para mostrar nosso diferencial. O perfil do partido é ter uma preocupação coletiva com questões que afetam o trabalhador, como saúde, emprego, educação e segurança. Não seremos mais um partido de aluguel", disse o sindicalista Manoel de Souza.

Em nível nacional, a tendência é que o partido liderado pelo deputado federal Paulinho da Força (ex-PDT) também se coloque na oposição à presidente Dilma Rousseff (PT). A expectativa é que cerca de 30 deputados federais se filiem ao partido, o que daria cerca de 2 minutos no horário eleitoral da TV.

O registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso deve ser feito nesta quinta-feira (26). A comissão provisória é composta pelo presidente Daltinho, o vice-presidente José Dias Ramos, o secretário-geral Celson de Carvalho, o tesoureiro Noel Inácio da Silva, além de Valdir Correa e Mariane Alves Pereira.

PROS

Na mesma sessão do TSE, foi aprovada também a criação do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), que em nível nacional é liderada por Euripedes Gomes de Macedo Junior.

Em Mato Grosso, a sigla pode ser conduzida pelo deputado federal Valtenir Pereira, que está de malas prontas para sair do PSB, e deve levar para o novo partido nove dos 11 prefeitos da sigla.

Fonte: www.midianews.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir