Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-09-2013

Organização antiarmas químicas deve começar inspeção na Síria na 3ª
Especialistas do órgão internacional regulador de armas químicas vão começar a inspecionar o estoque de munição tóxica da Síria na terça-feira, de acordo com um projeto obtido pela Reuters.
Organização antiarmas químicas deve começar inspeção na Síria na 3ª
Foto: portuguese.ruvr.ru

A proposta, que deve ser votada nesta sexta-feira, convida os membros da Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) a fazer doações em dinheiro para a operação de destruição acelerada do arsenal da Síria.

O conselho executivo de 41 membros da OPAQ deve discutir a proposta às 17h (horário de Brasília). O projeto precisa de maioria simples para ser aprovado, mas as decisões no órgão são normalmente acordadas por consenso.

O projeto solicita financiamento urgente para a contratação de inspetores e técnicos para destruir o que as agências de inteligência ocidentais acreditam ser um estoque de 1.000 toneladas dos agentes nervosos sarin, mostarda e VX, construído ao longo de décadas e espalhado por dezenas de locais.

Um funcionário da OPAQ disse que uma equipe avançada seguirá para a Síria na segunda-feira.

Criada para fazer cumprir a Convenção de Armas Químicas de 1997, a OPAQ tem um orçamento anual de menos de 100 milhões de dólares e menos de 500 funcionários. O órgão não tem força de trabalho necessária para realizar a tarefa se não obtiver aumento significativo de recursos.

Especialistas dizem que será arriscado e caro destruir o arsenal químico da Síria, onde uma guerra civil já matou mais de 100 mil pessoas e deixou milhões de desabrigados.

(Reportagem de Anthony Deutsch)

Fonte: br.reuters.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir