Categoria Politica  Noticia Atualizada em 28-09-2013

Aliado de Merkel ataca plano da esquerda de consultar base sobre apoio
O l�der dos aliados b�varos de Angela Merkel atacou um plano do oposicionista Partido Social-Democrata (SPD) de submeter qualquer decis�o sobre formar uma "grande coaliz�o" com ela a uma vota��o de seus membros na base
Aliado de Merkel ataca plano da esquerda de consultar base sobre apoio
Foto: AFP

, advertindo contra t�ticas que ameacem a estabilidade.

O SPD concordou na noite de sexta-feira que iria inquirir seus 472.000 membros para decidir se deve se juntar a Merkel --uma uni�o a que muitos no partido se op�em por temer perder sua identidade pol�tica ao lado da chanceler popular.

A vota��o poderia se transformar em um processo inc�modo que complicaria a cria��o de um novo governo. Apresenta enormes riscos para a lideran�a do SPD se a base rejeitar qualquer impasse, e coloca Merkel sob press�o para fazer concess�es a seus rivais para ganhar seu apoio --tais como dar a eles a posi��o de ministro das Finan�as em seu novo gabinete.

O premi� do Estado da Bav�ria Horst Seehofer disse que os alem�es votaram em um governo liderado por Merkel, e que torpedear tentativas de criar uma coaliz�o por motivos t�ticos iria prejudicar o SPD.

Um novo governo deve surgir dentro dos pr�ximos dois meses, ele disse, ou a Alemanha corre o risco de parecer rid�cula.

Os democratas-crist�os de Merkel surgiram como a for�a dominante da elei��o de domingo, mas o partido n�o obteve a maioria, ganhando 311 cadeiras no Parlamento de 630, enquanto o SPD ficou com 192. Os Verdes ficaram com 63 cadeiras e o partido de esquerda radical com 64.

Os conservadores de Merkel precisam de um novo parceiro de coaliz�o e iriam preferir uma grande coaliz�o com o SPD, uma reprise da alian�a de centro-direita que Merkel liderou de 2005 a 2009. Caso isso n�o ocorra, ela deve buscar o apoio dos Verdes.

(Por Alexandra Hudson)

Fonte: br.reuters.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir