Categoria Economia  Noticia Atualizada em 28-09-2013

IPI de produtos da linha branca e móveis irá subir a partir de outubro
Recomposição acontece devido ao atual desempenho da economia, diz Ministério da Fazenda.
IPI de produtos da linha branca e móveis irá subir a partir de outubro
Foto: radioitaperunafm.com

O Ministério da Fazenda anunciou nesta sexta-feira (27) que as alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para eletrodomésticos da linha branca e móveis irão subir a partir do dia 1º de outubro.

Segundo o secretário de Política Econômica do ministério, Márcio Holland, a recomposição foi tomada com base no atual desempenho da economia.

— Estamos observando que a economia no segundo semestre está apresentando bom comportamento. Vendas estão indo bem nestes setores, a produção está regular e o nível de utilização da capacidade instalada está regular.

A alíquota para o fogão passará de 3% para 4%; da geladeira, de 8,5% para 10%; do tanquinho, de 4,5% para 5%, da máquina de lavar, permanecerá em 10%; e de móveis e painéis, subirá de 3% para 3,5%.

O secretário ressaltou que alíquotas valem até o dia 31 de dezembro.

Originalmente, o IPI da linha branca correspondia a 4% para os fogões, 10% para os tanquinhos, 15% para as geladeiras e 20% para as máquinas de lavar. Em abril de 2009, as alíquotas foram reduzidas, mas voltaram ao normal em fevereiro de 2010.

Em dezembro de 2011, a linha branca teve nova desoneração. As alíquotas foram novamente reduzidas e estão sendo gradualmente recompostas desde fevereiro deste ano.

Os móveis e painéis originalmente pagavam 10% de IPI e estão com a tributação reduzida desde novembro de 2009. As alíquotas também começaram a ser reajustadas em fevereiro.

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir