Categoria Politica  Noticia Atualizada em 30-09-2013

Dilma recebe presidente do Paraguai no Palácio do Planalto
Reunião entre os dois líderes deve tratar de temas do Mercosul. Após se reunir com Dilma, Horácio Cartes participa de almoço no Itamaraty.
Dilma recebe presidente do Paraguai no Palácio do Planalto
Foto: g1.globo.com

A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta segunda-feira (30) para uma reunião no Palácio do Planalto o presidente do Paraguai, Horácio Cartes. Conforme protocolo das visitas de Estado, Cartes foi recebido por Dilma e pelo chanceler Luiz Alberto Figueiredo na rampa de acesso ao salão nobre do Planalto. O presidente passou em revista às tropas, houve execução dos hinos paraguaio e brasileiro e disparo de 21 tiros de canhão pelo Batalhão da Guarda Presidencial.

Durante a visita de Estado, Cartes e Dilma deverão tratar de temas relacionados ao Mercosul, bloco do qual o Paraguai ficou suspenso após o impeachment do ex-presidente Fernando Lugo, em junho de 2012.

Segundo informações do Itamaraty, os dois presidentes "darão continuidade ao diálogo sobre a ampla agenda bilateral, com ênfase em cooperação técnica, desenvolvimento fronteiriço, temas comerciais, temas de infraestrutura e iniciativas de combate à pobreza". Deverá ainda ser acertada parcerias em segurança pública, agricultura, saúde, turismo, defesa, infraestrutura e tecnologias sociais.

Horácio Cartes e Dilma Rousseff farão declaração à imprensa após reunião fechada. Em seguida, almoçarão no Palácio Itamaraty.

Mais cedo, em sua conta no microblog Twitter, Dilma disse que o Paraguai "é um aliado histórico" do Brasil ao comentar sobre a visita. "Nossos 2 povos ganham c/ maior cooperação", afirmou a presidente.

Além de Figueiredo, os ministros Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Gleisi Hofmann (Casa Civil), Edison Lobão (Minas e Energia), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais) acompanharam a chegada de Cartes.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir