Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-10-2013

Pernambucana doa mais de 300 litros de leite e quer entrar p
Moradora de Quipap� diz que tem um excedente de 1,5 litros por dia. Ideia de ser registrada como recorde surgiu para incentivar doa��es.
Pernambucana doa mais de 300 litros de leite e quer entrar p
Foto:g1.globlo.com

Enquanto a Organiza��o Mundial da Sa�de (OMS) informa que apenas 38% das crian�as do planeta s�o aleitadas pelas m�es at� os seis meses, algumas mulheres t�m produ��o que ultrapassa o normal. De acordo com o Guinness World Records, a maior doadora de leite no mundo � a norte-americana Sara Pascale, com 331,22 litros. No entanto, uma brasileira de Pernambuco diz ter batido este recorde com 335,2 litros, doados em sete meses para institui��es do estado.

Michele Rafaela Maximino, de 31 anos, � m�e de tr�s filhos, pesa 53kg, diz ser saud�vel e obt�m o excedente de 1,5 litro de leite por dia. "Eu pensava que era a produ��o normal, at� que passei a pesquisar sobre aleitamento", afirma. E o excesso acabou mudando os rumos dela. "Eu era t�cnica de enfermagem e hoje sou dona de casa. Abandonei a profiss�o para doar. Agora eu tenho outras fam�lias", diz Michele Rafaela.

O marido dela, Ederval Trajano, diz que a ideia de entrar para o Guinness surgiu como forma de incentivar as m�es brasileiras a amamentar e doar. "Nossa filha nasceu prematura, com sete meses, e teve duas paradas card�acas. Na UTI, n�s vimos o drama das m�es que n�o tinham leite do pr�prio peito", lembrou. Com certificados das doa��es em m�os, eles pretendem preencher o formul�rio r�pido online do Guinness.

In�cio das doa��es
A dona de casa mora na cidade de Quipap�, Mata Sul de Pernambuco, e come�ou a doar em fevereiro, quando esteve no Recife. Desde ent�o, encontrou um banco mais perto, no Hospital Jesus Nazareno, em Caruaru, Agreste. Nesta segunda-feira (30), ela doou oito litros � unidade e recebeu um certificado pelo hist�rico de ajudas.

Segundo a m�dica Flora Freitas, diretora do Hospital Jesus Nazareno, h� 39 doadoras registradas no banco e Michele Rafaela � excepcional. "O habitual � a mulher doar um litro de leite por semana", informou. Ederval Trajano afirma que foram realizados v�rios exames que atestaram normalidade. "Ela fez at� o de prolactina [horm�nio estimulante das gl�ndulas e mamas], que est� alto, mas compat�vel � produ��o saud�vel", diz

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir